Câmara referenda prisão de Chiquinho Brazão por assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

Notícia publicada dia 12/04/2024 11:19

O Plenário da Câmara mantém prisão por 277 a 129 votos; STF será comunicado com urgência sobre o resultado.

O plenário da Câmara dos Deputados foi palco de uma votação crucial nesta quarta-feira (10) sobre a prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018. A votação foi marcada por uma expressiva diferença de votos, com 277 parlamentares votando a favor da manutenção da prisão e 129 contra.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter Brazão preso foi então referendada. Os assassinatos de Marielle e Anderson abalaram a sociedade brasileira, especialmente pelo caráter político do crime. Brazão, que à época era vereador no Rio de Janeiro, foi preso por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito. A decisão do STF foi referendada pela 1ª Turma da corte.

Votos a Favor da Prisão:

1. Bandeira de Mello (PSB-RJ)

2. Benedita da Silva (PT-RJ)

3. Chico Alencar (PSOL-RJ)

4. Dimas Gadelha (PT-RJ)

5. Glauber Braga (PSOL-RJ)

6. Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

7. Laura Carneiro (PSD-RJ)

8. Lindbergh Farias (PT-RJ)

9. Marcelo Calero (PSD-RJ)

10. Marcelo Queiroz (PP-RJ)

11. Max Lemos (PDT-RJ)

12. Pastor Henrique V. (PSOL-RJ)

13. Pedro Paulo (PSD-RJ)

14. Reimont (PT-RJ)

15. Roberto Monteiro (PL-RJ)

16. Sargento Portugal (Podemos-RJ)

17. Talíria Petrone (PSOL-RJ)

18. Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
(Outros parlamentares não listados individualmente)

Votos Contra a Prisão:

1. Altineu Côrtes (PL-RJ)

2. Carlos Jordy (PL-RJ)

3. Chris Tonietto (PL-RJ)

4. Dani Cunha (União-RJ)

5. Daniela Waguinho (União-RJ)

6. Delegado Ramagem (PL-RJ)

7. General Pazuello (PL-RJ)

8. Gutemberg Reis (MDB-RJ)

9. Helio Lopes (PL-RJ)

10. Hugo Leal (PSD-RJ)

11. Jorge Braz (Republicanos-RJ)

12. Juninho do Pneu (União-RJ)

13. Luciano Vieira (Republicanos-RJ)

14. Luiz Lima (PL-RJ)

15. Marcos Tavares (PDT-RJ)

16. Murillo Gouvea (União-RJ)

18. Otoni de Paula (MDB-RJ)

18. Sóstenes Cavalcant (PL-RJ)
(Outros parlamentares não listados individualmente)

Abstenções:

1. Bebeto (PP-RJ)

2. Doutor Luizinho (PP-RJ)

3. Julio Lopes (PP-RJ)

4. Marcelo Crivella (Republicanos-RJ)

Faltas:

1. Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)

2. Chiquinho Brazão (S.Part.-RJ)

3. Luis Carlos Gomes (Republicanos-RJ)

4. Marcos Soares (União-RJ)

5. Soraya Santos (PL-RJ)

6. Washington Quaquá (PT-RJ)

Apesar da maioria dos votos a favor da prisão, é preocupante observar que alguns deputados do estado do Rio de Janeiro se posicionaram contra a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão, mesmo diante das evidências e da gravidade do caso. Esta postura levanta questionamentos sobre o compromisso desses parlamentares com a justiça e a responsabilização dos envolvidos em crimes tão impactantes para a sociedade.

“A decisão do plenário da Câmara reforça a necessidade de seguir rigorosamente os trâmites legais e o compromisso com a verdade e a justiça, garantindo que casos como esse não fiquem impunes e que a memória de Marielle Franco e Anderson Gomes seja honrada com um desfecho justo e esclarecedor”, ressaltou o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, pedindo e cobrando justiça para esse caso.

A decisão do plenário da Câmara reforça a necessidade de seguir rigorosamente os trâmites legais e o compromisso com a verdade e a justiça, garantindo que casos como esse não fiquem impunes e que a memória de Marielle Franco e Anderson Gomes seja honrada com um desfecho justo e esclarecedor. O STF será comunicado com máxima urgência sobre o resultado da votação.