Câmara vazia aprova o projeto de privatização dos Correios
Notícia publicada dia 05/08/2021 20:15
Foi aprovado em caráter de urgência o projeto de privatização dos Correios. Com menos de 50 deputados na casa e por meio eletrônico, o projeto que entrega os Correios para o mercado recebeu dos parlamentares 286 votos a favor, 173 contrários e duas abstenções. Envergonhados, os deputados sequer se dignaram a aparecer na Câmara para votar a matéria. Um desrespeito diante da insatisfação da população com a privatização dos Correios.
A mobilização continua para pressionar os senadores que vão analisar a matéria. Precisamos de muita mobilização, principalmente pelas redes, em função da velocidade da votação. No senado, a votação também poderá ser iniciada virtualmente, sem que a população tenha acesso ao debate. Um jogo autoritário que só prejudica a população e enche os bolsos de deputados e senadores com dinheiro de emendas e outros artifícios.
A luta continua também no STF, uma vez que o texto aprovado continua inconstitucional por determinar uma data para o fim do serviço postal no Brasil. Mesmo diante da insistência da base governista de que o serviço será mantido, o projeto termina confirmando que a concessão do serviço postal é de apenas 5 anos, quando poderá ser reformulada ou, inclusive, ser extinta.
O SINTECT- RJ repudiou a votação e o governo pelas ações antidemocráticas na discussão sobre o serviço postal no Brasil e a privatização dos Correios. O governo só ouviu as empresas interessadas nos serviços, deixando de lado as reais necessidades do país e do povo. O Sindicato continua na mobilização da categoria em oposição a mais esse descalabro contra os trabalhadores. Para isso, convoca todos os ecetistas do Rio de Janeiro para a assembleia da categoria para o próximo dia 10 de agosto, às 19h, pela internet. Em pauta está a campanha salarial e os rumos da luta da categoria contra a privatização.
Vai ter luta! A mobilização continua para barrar o texto no Senado, e pressionando também o STF. Vem pra luta, ecetista!