SINTECT-RJ participa da 17ª caminhada em defesa da liberdade religiosa

Notícia publicada dia 16/09/2024 13:27

Evento reuniu diversas representações religiosas em Copacabana e reforçou a luta contra a intolerância religiosa.

Neste domingo, 15 de setembro, os diretores do SINTECT-RJ, Nilo José e Cristiano Galvão, participaram da 17ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, realizada na orla de Copacabana. O evento, que integra o calendário carioca há 17 anos, é organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A caminhada contou com a participação de representantes de diversas vertentes religiosas, além de figuras importantes como a Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e o professor da UFRJ e Babalawo, Ivanir dos Santos. A mobilização busca conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito à liberdade de culto e o combate à intolerância religiosa, especialmente contra as religiões de matriz africana, que frequentemente são alvo de discriminação.

Nilo José, diretor do SINTECT-RJ, destacou a importância da luta contra a intolerância religiosa na história do Brasil, lembrando que, em 1946, o deputado Jorge Amado, através de uma emenda constitucional, garantiu a liberdade de culto no país. “Essa importante luta hoje permanece viva no SINTECT-RJ, na CTB, no PCdoB e em movimentos como a Unegro. Todo trabalhador tem o direito de expressar sua fé sem sofrer discriminação”, afirmou.

Já Cristiano Galvão, também diretor do SINTECT-RJ, ressaltou a necessidade de conscientização sobre o respeito ao sagrado e combate à intolerância, especialmente contra religiões minoritárias. “Infelizmente, a intolerância religiosa persiste, principalmente com as religiões de matriz africana e outros segmentos que divergem das religiões predominantes. É fundamental combater tanto o preconceito quanto aqueles que usam instituições religiosas para tirar proveito financeiro e político”, declarou.

O SINTECT-RJ, ativo junto aos movimentos sociais de luta e representando uma categoria importante como a dos trabalhadores dos Correios, reforça seu compromisso em defender a liberdade de culto e combater qualquer tipo de discriminação, promovendo um ambiente de respeito e igualdade para todos.