Campanha Janeiro Verde Sintect-RJ alerta sobre o câncer de colo de útero

Notícia publicada dia 20/01/2020 13:15

A campanha de saúde do mês de janeiro está relacionada ao câncer de colo de útero e é representada pela cor verde. É no primeiro mês do ano que enfatizamos a conscientização, prevenção e detecção deste tipo de câncer, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papalomavírus humano – HPV oncogênicos.

A prevenção e cura passam, também, pela importante realização periódica de exames de rotina. Consultar um médico de confiança e estar atenta aos fatores de risco, ajudam no entendimento da doença e consequente prevenção.

Fatores de risco de contaminação

– Início precoce da atividade sexual

– Múltiplos parceiros

– Tabagismo

– Uso prolongado de anticoncepcionais

– Uso de preservativos em todas as relações sexuais

– Vacina contra o HPV para meninas (9 a 14 anos) e meninos (11 a 14 anos)

– Exame preventivo Papanicolau

O HPV

O Papanicolau é um exame de prevenção, indicado para toda mulher com vida sexual ativa. Realizado uma vez ano, é capaz de detectar um possível tumor, na maioria das vezes curável.

Previna-se!

O SINTECT-RJ apoia o Janeiro verde!

Com informações da Sociedade Brasileira de Cancerologia.