CAMPANHA SALARIAL: NENHUM DIREITO A MENOS!

Notícia publicada dia 14/09/2016 01:21

Após todas as análises e cálculos – realizados de forma responsável e cuidadosa pelo departamento jurídico e diretores do SINTECT-RJ e FINDECT -, o sindicato e seus delegados DECIDEM CONJUNTAMENTE PELA ASSINATURA DO ACORDO proposto pela empresa. Cerca de 80 delegados sindicais se reuniram na noite da última terça-feira, (13), para debater as propostas finais acerca do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017.

reuniao-delegados-sintect-rj-14-09-16

Em unanimidade, a votação pela aceitação da proposta tem como base os cálculos do DIEESE, percentual de inflação e o cumprimento de NENHUMA RETIRADA DE DIREITOS, firmados pela diretoria dos Correios por meio de documento oficial já apresentado à categoria.

Após a proposta ser debatida intensamente em reunião, a força tarefa formada pelos diretores do SINTECT-RJ e delegados sindicais da FINDECT, deliberaram de forma democrática que irão orientar aos trabalhadores na próxima assembleia a aceitar a proposta da empresa.

Entenda como ocorreu a análise da proposta:

Recebida de forma não oficial na última sexta-feira (09), a proposta do ACT 2016/2017 foi OFICIALMENTE FORMALIZADA para as entidades sindicais somente na última segunda-feira, (12). O documento foi analisado minuciosamente pelo departamento jurídico do SINTECT-RJ, junto com os diretores do sindicato e da FINDECT.  Após identificar inconsistências no documento – que poderiam prejudicar a categoria – a minuta do ACT foi devolvida para que a direção dos Correios realizasse as devidas alterações que respaldasse os direitos dos ecetistas. A proposta corrigida passou por uma nova investigação que envolveu novamente o departamento jurídico e a diretoria do sindicato. As cláusulas que abrangem as questões financeiras e de saúde foram retificadas.

Ganhos financeiros – Reajuste contempla à pauta de reivindicações

A nova proposta financeira contempla um aumento total de 9%, sendo 6% imediato sobre o ganho de agosto, somados a parcela de R$ 150 reais, referentes à Gratificação de Incentivo à Produtividade (GIP), sendo acrescido mais R$ 50 em janeiro de 2017, referente à gratificação do Acordo Coletivo de Trabalho (GACT) 2015/2016 e outros 3% até fevereiro, totalizando os 9%, mais as gratificações explicadas abaixo:

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômicos (DIEESE) das 304 categorias que realizaram campanha salarial, apenas 24% alcançaram o reajuste com resultado em ganhos reais, conforme ressalta o presidente da CTB-RIO, Ronaldo Leite:

album-reuniao-delegados-sintect-rj-14-09-16-8“Diante da atual conjuntura o acordo econômico proposto a nós, somado as gratificações e a manutenção dos direitos, contempla a categoria. Chegamos a essa conclusão após avaliar campanhas salarias das demais categorias – através dos dados do DIEESE- e descobrimos que, das 304 unidades de negociação, apenas 24% resultaram em ganhos reais, sendo 37% tiveram reajustes igual á inflação e 39% obtiveram reajuste abaixo”.

Das questões de saúde: Nada será alterado sem a participação dos trabalhadores

Após a análise da minuta, no que diz respeito ao plano de saúde, o advogado do SINTECT-RJ, Alexander Mattos, ressalta que, está assegurado, segundo o documento, que, NADA PODE SER MODIFICADO SEM A PARTICIPAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES. A cláusula 28 do ACT, que trata do plano de saúde permanecerá NA ÍNTEGRA.

“Concluo que não poderá haver alteração no plano de saúde que não seja de comum acordo com os trabalhadores, ou seja, o texto transmite segurança jurídica”.

Leia o trecho:

“Manutenção da cláusula atual, em sua integralidade, inclusive com a manutenção dos dependentes, inclusive pai e mãe, com constituição de uma comissão paritária para estudar melhorias, sendo que nenhuma modificação será implantada sem a aprovação dos trabalhadores em assembleias.”

Veja abaixo mais fotos da reunião de delegados sindicais do SINTECT-RJ: