CDD Caxias: Contaminação por Covid-19 evidencia vulnerabilidade dos trabalhadores

Notícia publicada dia 07/01/2021 11:30

Sindicato orientou os trabalhadores juntamente com o delegado sindical Francisco sobre o cumprimento da liminar e afastamento das atividades presenciais

Enquanto a pandemia avança no país, os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro estão expostos devido ao negacionismo da direção da empresa e governo Bolsonaro, encarando o risco de serem infectados e espalharem ainda mais a Covid-19.

O Rio de Janeiro tem as taxas mais altas e letais do novo coronavírus (Covid-19) no país, sem contar que a direção dos Correios falha na proteção aos trabalhadores e as trabalhadoras desde o início da pandemia. E por ser uma atividade essencial, a categoria ecetista está em constante exposição ao vírus e que corre perigo ainda maior por conta da omissão da empresa, governo federal e de muitos gestores que se negam a cumprir os protocolos previstos na Liminar conquistada pelo SINTECT-RJ.

Mas graças a atuação responsável do SINTECT-RJ e do apoio e entendimento da categoria, o departamento jurídico do Sindicato conquistou uma importante liminar que obriga os Correios a cumprir o protocolo de segurança e cumprimento de quarentena em caso de contaminação no setor.

Sem contar que em muitos casos, a contaminação pode ocorrer sem que se saiba, já que existem pessoas assintomáticas, aquelas que têm a doença e não apresentam sintomas.

“Por isso o cumprimento da quarentena é uma medida extremamente importante para conter o avanço do vírus. Como também para evitar a transmissão do novo coronavírus para suas famílias e clientes”, disse Pedro Alexandre, Diretor do SINTECT-RJ.

A pandemia não acabou

As medidas preventivas se tornam cada vez mais importantes (o uso correto de máscara, álcool em gel, água e sabão, distanciamento social e o cumprimento dos protocolos das autoridades sanitárias). Dessa forma, conseguiremos mitigar os efeitos drásticos dessa tragédia.

O SINTECT-RJ está no caminho certo, continuará defendendo o isolamento social como medida efetiva para conter o avanço da covid-19, até que todos Trabalhadores e Trabalhadoras sejam imunizados pela vacina.

Somos essenciais, mas a prioridade do SINTECT-RJ é a vida dos trabalhadores e dos familiares!