CDD ICARAÍ: Às vésperas do Natal, Justiça libera alvarás para pagamento

Notícia publicada dia 22/12/2020 10:48

Em mais uma Vitória do SINTECT-RJ, alvarás com os valores descontados da greve de 2013 estão disponíveis para ressarcimento.

Essa grande conquista é o resultado da persistência, luta e resistência dos trabalhadores e do Sindicato, que em 2013, fizeram uma greve de 10 dias devido às más condições de trabalho no setor e tiveram arbitrariamente os dias descontados pela ECT.

E após 7 anos de luta e resistência, os trabalhadores poderão sentir o gostinho da vitória, são 44 companheiros que tiveram seus alvarás expedidos e serão beneficiados. As diferenças descontadas em valores atualizados variam de R$ 700 a R$ 2 mil. É mais uma vitória na Justiça para a categoria ecetista do RJ!

“O direito de greve dos trabalhadores é constitucional, assegurado pelo art. 9º da Constituição Federal, ou seja, legítimo contra as péssimas condições de trabalho impostas na época. Porém numa atitude arbitrária, a ECT descontou os dias da greve, mas hoje trazemos uma ótima notícia aos trabalhadores com a reversão dos descontos e a liberação dos alvarás pela Justiça”, declarou Ronaldo Martins, presidente do SINTECT-RJ.

Entenda a luta do CDD Icaraí por melhores condições de trabalho

O SINTECT-RJ mobilizou grande greve de resistência em 2013 com cerca de 50 trabalhadores durante 10 dias, devido a sobrecarga de trabalho e por um ambiente de trabalho salubre e climatizado.

Mas em uma atitude repressiva e ilegal, os Correios descontaram os dias dos grevistas. Indignado com a postura da ECT, o Sindicato ingressou com ação judicial e conquistou a reversão dos descontos, conforme matéria divulgada em 2017.

A paralisação foi motivada pelo descumprimento de normas de medicina e segurança do trabalho, demonstrando a ilicitude da conduta dos Correios, diante da falta de climatização, excesso de calor, espaço físico e banheiros insuficientes e ausência de bebedouros adequados, o que acarretava em doenças ocupacionais, sem contar a excesso de encomendas que não comportava no local pela falta de estrutura física, disse o Diretor do Jurídico, Marcos Sant’aguida.

Essa vitória do SINTECT-RJ mostra quem realmente tem compromisso com os trabalhadores ecetistas do Rio de Janeiro. Abra o olho contra os oportunistas e vamos à luta!