CDD Itaipu: Trabalhadores mantêm estado de greve e definem novas medidas para avaliar proposta da empresa

Notícia publicada dia 08/02/2024 13:09

Após a direção da ECT apresentar proposta, os trabalhadores do CDD Itaipu decidiram pela manutenção do estado de greve e agendaram uma nova assembleia para avaliar o cumprimento das propostas da empresa.

No último dia 6 de fevereiro, os trabalhadores e trabalhadoras do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) Itaipu reuniram-se em uma assembleia conduzida pelos diretores do SINTECT-RJ Moacir da Rocha, Paulo Lopes e João Batista (JB). Na pauta, estavam as propostas da empresa e os avanços obtidos até então, considerados parciais pelos trabalhadores.

Após avaliarem as demandas e o atendimento parcial das reivindicações, expressas na Carta N° 46847130/2024 – SGREO-GEPES-RJ, os trabalhadores optaram por não deflagrar uma greve imediata. No entanto, decidiram manter o estado de greve como forma de pressionar por melhorias nas condições de trabalho e na prestação de serviço à população.

Reivindicações dos Trabalhadores e respostas da empresa

Uma das principais exigências dos trabalhadores é a definição de cronogramas claros para o atendimento das demandas, bem como melhorias imediatas nas condições de trabalho. Em resposta, a empresa forneceu uma estimativa de etapas a serem seguidas no processo de relocalização, indicando prazos médios para cada área demandante.

Quanto à mudança para um imóvel que atenda melhor às necessidades operacionais dos Correios na região, a empresa informou que aguarda o parecer da Gerência de Planejamento Padrões e Normas (GPPN) – DEDIS.

Sobre a carência de efetivo devido à não realização de concurso público há mais de uma década, a empresa informou a manutenção de três carteiros em apoio por tempo indeterminado.

Outras questões, como a falta de espaço físico na unidade e a operação no 2° piso de um imóvel sem elevador para carga, estão sendo tratadas pela empresa. Medidas como o direcionamento da carga do setor 40 do CDD Itaipu para o CEE São Gonçalo e a instalação de um monta carga estão em discussão para melhorar a movimentação da carga entre os andares.

A direção da ECT informou que está em busca de soluções para a falta de local para o estacionamento dos veículos, que atualmente ocorre dentro do espaço limitado da unidade. As áreas envolvidas já foram definidas para resolver essa questão.

O SINTECT-RJ mantém o compromisso de luta para garantir os direitos e melhorias para os trabalhadores dos Correios. A próxima assembleia está marcada para o dia 5 de março, onde serão avaliadas o cumprimento das propostas da empresa e a possibilidade de paralisação das atividades, caso estas não sejam cumpridas. O sindicato está atento e mobilizando os trabalhadores para garantir que as promessas sejam de fato cumpridas.