Danos morais pago aos trabalhadores do CDD Tribobó resgata dignidade

Notícia publicada dia 03/02/2022 10:38

A luta por melhores condições de trabalho nas unidades dos Correios do Rio de Janeiro obteve uma grande vitória na justiça com o parecer favorável ao pagamento de insalubridade aos trabalhadores do CDD tribobó, em função do forte calor na unidade. Além disso, vão receber uma indenização por danos morais pelos anos que a empresa nada fez para melhorar a situação da unidade.

Para o diretor do departamento jurídico do SINTECT-RJ, Fagner Lopes, a ação resgata a dignidade do trabalhador diante da intransigência e dos absurdos cometidos pela gestão da empresa no Rio de Janeiro. “Estamos falando de unidades sem quaisquer condições de trabalho. Isso é péssimo para empresa, porque perde produtividade e no final acaba pagando mais em ações trabalhistas ou dos próprios clientes insatisfeitos. É uma absurda falta de zelo e respeito com o patrimônio público. Fazem isso para vender os Correios praticamente de graça para a iniciativa privada. Por isso, essa vitória é essencial para os trabalhadores e para a luta em defesa dos Correios público, estatal e de qualidade para todos,” destaca o dirigente.

Outra questão importante da ação, é que ela obriga a gestão dos Correios no Rio de Janeiro a instalar o sistema de ar condicionado em 180 dias. Se a gestão da empresa não fizer,  pode pagar multa no valor de até R$ 500 mil. A gestão dos Correios ainda pode recorrer da decisão.