29 de agosto: Reflexão sobre os perigos do tabagismo

Notícia publicada dia 29/08/2024 19:08

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, SINTECT-RJ alerta para os riscos do tabagismo, especialmente no ambiente de trabalho dos Correios

Nesta quinta-feira, 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma oportunidade para reforçar a conscientização sobre os danos causados pelo tabagismo, com foco especial nos riscos para gestantes e recém-nascidos. A campanha deste ano, promovida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), sublinha a importância de informar sobre os perigos do fumo durante a gravidez e de apoiar iniciativas que ajudem as pessoas a abandonarem o cigarro.

O tabagismo continua sendo uma das principais causas de morte no mundo, responsável por mais de 8 milhões de mortes anualmente, das quais 1,3 milhão são decorrentes do fumo passivo. No Brasil, aproximadamente 12,6% da população adulta é fumante, o que representa mais de 25 milhões de pessoas. Apesar de o país apresentar uma taxa inferior à média global, o impacto do tabagismo na saúde pública ainda é motivo de grande preocupação e demanda ações constantes para sua redução.

Este ano, a campanha destaca os riscos do tabagismo para gestantes e bebês, alertando que fumar durante a gravidez pode resultar em complicações sérias, como parto prematuro, baixo peso ao nascer, malformações congênitas e síndrome da morte súbita do lactente. A fumaça do cigarro contém pelo menos 69 substâncias cancerígenas, elevando significativamente os riscos à saúde de mães e filhos.

Além dos riscos específicos para gestantes e recém-nascidos, o tabagismo está ligado a uma série de doenças graves, incluindo câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, problemas de visão, infertilidade e impotência sexual. No Brasil, 80% das mortes por câncer de pulmão são atribuídas ao tabagismo, segundo a Fundação do Câncer. Dispositivos eletrônicos para fumar, muitas vezes apresentados como opções menos nocivas, também representam uma ameaça significativa à saúde.

O papel das organizações da sociedade civil na luta contra o tabagismo é essencial. Iniciativas como a campanha “Agosto Branco”, promovida pelo Instituto Oncoguia para conscientizar sobre o câncer de pulmão, e as campanhas de controle do tabaco lideradas pela ACT Promoção da Saúde têm sido fundamentais para a promoção de ambientes mais saudáveis.

No ambiente de trabalho dos Correios, é crucial que os trabalhadores estejam atentos aos perigos do tabagismo passivo e promovam espaços livres de fumaça. Proteger a saúde coletiva depende do apoio a medidas que incentivem a cessação do fumo e a manutenção de ambientes de trabalho saudáveis.

Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, o SINTECT-RJ convida todos os trabalhadores dos Correios a refletirem sobre os impactos do tabagismo e a participarem ativamente de ações que visem a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável para todos. Juntos, podemos construir um futuro com mais saúde e qualidade de vida.