COMUNICADO DO SINDICATO DOS CORREIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO À POPULAÇÃO DE MACAÉ

Notícia publicada dia 02/06/2021 16:11

Em resposta a notificação a agência dos Correios do bairro São José do Barreto para que justifique os problemas com a entrega de correspondências e mercadorias, o Sintect-RJ apresenta a seguinte carta aberta para toda a população de Macaé e do estado do Rio Janeiro.

Foto: Bruno Campos

Procon notifica agência dos Correios do bairro São José do Barreto

A CULPA NÃO É DO TRABALHADOR DOS CORREIOS!

Sem concurso há uma década, Governo Bolsonaro provoca caos e filas nos Correios de Macaé!

Em plena pandemia e com aumento do volume postal em todo país, os Correios completaram 10 anos sem realização de concurso público, acumulando um déficit no efetivo em mais de 35 mil trabalhadores, com isso se aprofunda o caos provocado pelo Governo Federal e pela direção da empresa em meio a propostas que visam entregar a estatal para o setor privado e deixar o povo sem a prestação do serviço postal essencial.

O SINTECT-RJ vem a público manifestar apoio aos trabalhadores dos Correios de Macaé após fato lamentável ocorrido no último dia 17/05, em frente ao Centro de Distribuição São José do Barreto. Vale ressaltar que a categoria segue desempenhando o seu melhor e sobrevivendo, mesmo diante do abandono da gestão operacional em plena pandemia, o que ocasionou em frequentes casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Os trabalhadores são obrigados a cumprir com os protocolos determinados pelas autoridades de Saúde Municipal, Estadual e Federal. E, por se tratar de um serviço essencial, a Justiça do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro deferiu uma liminar que obriga os Correios a cumprir com todos os protocolos de segurança, afastando preventivamente os trabalhadores em caso de confirmação de contaminação na unidade, como forma preservar a vida dos trabalhadores, evitando assim mais mortes pelo vírus.

Mas a direção dos Correios, de forma omissa e irresponsável prefere se calar, e omitir essa informação, jogando a população contra os essenciais trabalhadores dos Correios.

O Sindicato repudia essa postura da empresa e do governo e ressalta que mesmo sem as devidas condições de trabalho, a categoria se esforça para reconhecer o direito constitucional de milhares de pessoas que dependem do serviço essencial dos Correios.

Sem resolver os problemas estruturais das unidades dos Correios de Macaé, que se ampliam gradativamente, a gestão operacional da empresa arma uma bomba-relógio de efeito retardado, com efeitos colaterais que tem afetado os pequenos, médios e grandes empreendedores e toda população da cidade.

Comprovando assim, o quanto é importante e essencial o serviço de Correios para a população da Cidade de Macaé.

Repudiamos quaisquer tentativas de responsabilizar os(as) bravos(as) e competentes trabalhadores que enfrentam o desmonte dos Correios, a política genocida e negacionista do governo, e que prestam serviços públicos essenciais atendendo a milhões de brasileiros, honrando a função pública social. Os(as) trabalhadores(as) merecem respeito!

A diretoria do Sindicato dos Correios e os trabalhadores de Macaé, unindo forças com demais setores da sociedade continuam a luta para assegurar os direitos da categoria e da população ao serviço essencial dos Correios!

Esta é uma luta coletiva que precisa de apoio e unidade da categoria e da população na defesa dos seus direitos!