Congresso da FINDECT reúne Sindicatos filiados para organizar a Campanha Salarial 2022
Notícia publicada dia 23/05/2022 18:46
Os dirigentes sindicais, delegados sindicais e militantes participaram do congresso e contribuíram com os debates e com a definição das reivindicações e da organização da luta da categoria!
Com muita resistência e disposição para a luta. Assim, foi encerrado no sábado (21/5) o 11° Congresso da FINDECT, realizado na cidade de São Paulo, que contou com a participação ativa dos dirigentes dos Sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins e Maranhão, juntamente com delegados sindicais e militantes.
Foram dois dias de encontro, diversas mesas temáticas e muitas reflexões importantes sobre a categoria ecetista e a conjuntura política.
O Congresso da FINDECT foi encerrado com a aprovação do plano de Lutas para construir:
-a defesa dos direitos da categoria na Campanha Salarial e de condições dignas de trabalho;
-a luta contra a privatização dos Correios;
-a defesa da democracia;
-a luta por um governo democrático e alinhado com o desenvolvimento do país, a geração de emprego, o fortalecimento dos direitos da população e dos serviços públicos, sociais e estatais;
– apoio a candidatura de Luis Inácio Lula da Silva para presidente.
“Quero parabenizar os trabalhadores dos Correios, uma categoria determinada, forte e combativa que lidera brilhantemente a resistência contra a privatização, em um momento muito difícil de ataques à democracia, aos nossos direitos e aos sindicatos. Permanecemos em movimento, mobilizando a categoria para a campanha salarial e na luta por um país sem fome, com direitos, soberano, democrático, com equidade e contra a privatização”, disse Gandara, presidente da FINDECT.
O congresso teve exposições importantes. Como a do Dieese, que trouxe dados para sustentar as reivindicações da campanha salarial.
Além do debate sobre a luta contra a privatização, nosso congresso debateu sobre a reorganização da categoria, o Postalis, o plano de saúde, a comunicação com a categoria, entre outros.
“Esse rico conteúdo levou à reflexão sobre a empresa que os outros ecetistas querem. Sobre as melhorias necessárias nas condições de trabalho frente às novas tecnologias e também sobre a reorganização da categoria para enfrentar os desafios da próxima campanha salarial”, disse Wilson Araújo, presidente do SINTECT-MA.
“Agora é mobilizar e trabalhar e muito. Esse ano tem eleições gerais decisivas para trabalhadores e trabalhadoras. A tarefa é eleger Lula presidente e deputados e senadores que defendem a categoria”, afirmou Marcos Sant’aguida, presidente do SINTECT-RJ.
A secretaria das mulheres da FINDECT trouxe ao Congresso várias dirigentes sindicais e delegadas que enriqueceram o debate sobre a pauta feminina e sobre a ampliação da participação das mulheres na política partidária e sindical.
“As mulheres da diretoria da FINDECT no Congresso no Congresso apoiam a candidatura de Luis Inácio Lula da Silva como presidente, mas querem acima de tudo, que essa eleição seja com muita paz, amor e democracia”, afirmou Telma Milhomem, diretora das Mulheres e presidenta do SINTECT-TO.
A campanha salarial desse ano promete ser uma das mais difíceis, e para o presidente do SINTECT-SP e vice da FINDECT, Elias Diviza, avalia que “Esse ano tem eleição e tem também a campanha salarial da categoria ecetista, momento privilegiado para desenvolver uma grande luta e reconquistar os direitos subtraídos pelo governo Bolsonaro”, afirmou.
Nos próximos dias, os sindicatos filiados à FINDECT irão debater em suas bases os ítens da pauta de reivindicações e realizar assembleias para aprovação da pauta e definição do calendário de negociações com os Correios.
Nossa união é a nossa força!