Correios abrem concurso público, mas número de vagas é insuficiente, critica SINTECT-RJ

Notícia publicada dia 11/10/2024 14:10

Apesar da abertura do concurso após 13 anos, a quantidade de vagas oferecidas pelos Correios é insuficiente para suprir o déficit de funcionários que impacta os serviços e as condições de trabalho.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ) informa que os Correios abriram um concurso público com inscrições até o dia 28 de outubro, oferecendo 3.099 vagas para nível médio e 421 vagas para nível superior. Embora essa seja uma notícia importante, fruto de anos de mobilização das entidades sindicais, a quantidade de vagas não atende às necessidades reais da empresa.

Desde o último concurso, realizado em 2011, o SINTECT-RJ e outras entidades sindicais cobraram incansavelmente a abertura de novos processos seletivos. Durante esse período, a falta de contratações resultou em um déficit de milhares de funcionários, afetando diretamente a qualidade dos serviços prestados à população e as condições de trabalho dos ecetistas. A sobrecarga de trabalho tem sido uma realidade para muitos trabalhadores, que se desdobram para suprir a falta de pessoal em diversas unidades.

Além da longa espera para a realização do concurso, a atual gestão dos Correios decidiu divulgar o edital sem qualquer debate prévio com as entidades sindicais, ignorando a necessidade de diálogo com os representantes dos trabalhadores. O resultado é a oferta de um número de vagas muito abaixo do necessário para enfrentar o déficit atual, que já compromete a operação da empresa.

O quadro se agrava com a recente abertura de um Plano de Demissão Voluntária (PDV), que pode resultar em mais desligamentos do que contratações. Isso significa que o concurso público pode não ser suficiente para repor o número de funcionários que sairão, perpetuando o déficit e as condições precárias de trabalho. Ou seja, o número de contratações poderá ser menor do que as demissões, mantendo o problema do déficit de pessoal.

Apesar das críticas, o SINTECT-RJ reconhece que a abertura desse concurso é um passo importante para a renovação do quadro de funcionários. No entanto, é essencial que mais vagas sejam abertas em novos concursos para fortalecer a empresa, melhorar as condições de trabalho dos ecetistas e garantir que os Correios possam oferecer um serviço de qualidade à população.

O SINTECT-RJ segue firme na defesa dos trabalhadores e na luta por mais contratações, visando fortalecer os Correios e garantir que a empresa possa cumprir seu papel social de maneira eficiente.

Marcos Sant’aguida
Presidente do SINTECT-RJ