Correios descumprem calendário e convocam reunião de última hora

Notícia publicada dia 30/07/2024 19:07

A direção da FINDECT e dos sindicatos filiados repudiam convocação intempestiva da ECT e reforça a mobilização dos trabalhadores para greve histórica no dia 7/08.

A direção dos Correios surpreendeu negativamente os trabalhadores ao convocar, de última hora, uma reunião de negociação apenas três horas antes de seu início, desrespeitando o cronograma previamente acordado. A reunião deveria ocorrer nos dias 31 de julho e 1º de agosto, datas estabelecidas para a apresentação da proposta aos trabalhadores.

A FINDECT notificou a direção da empresa por meio de ofício, criticando essa atitude desleal e desrespeitosa, que ataca diretamente os trabalhadores dos Correios. O cronograma das negociações já havia sido estabelecido, mas, mais uma vez, a direção dos Correios “beneficia” o mesmo grupo que, no ano passado, durante o Acordo Coletivo 2023, prejudicou a categoria com a assinatura de um acordo cheio de erros de redação. Esses erros, que afetaram negativamente os trabalhadores, só foram corrigidos após uma forte mobilização da FINDECT, que conseguiu ajustar parte das cláusulas.

A comunicação intempestiva impossibilitou a participação dos membros da Comissão de Negociação, que já tinham compromissos em suas bases sindicais. Além disso, o presidente da entidade, José Aparecido Gandara, estava em trânsito para Brasília, onde participaria das reuniões nas datas acordadas.

A direção dos Correios tentou se justificar alegando a impossibilidade de apresentar a proposta na data combinada. Esse argumento é inadmissível, especialmente em pleno governo Lula, que foi eleito prometendo diálogo entre os representantes sindicais e a empresa. Essa atitude prejudica não só as negociações, mas também coloca em xeque toda a palavra da empresa, fortalecendo ainda mais o chamado para a greve da categoria, marcada para o próximo dia 7 de agosto, prometendo ser a maior greve da história dos Correios.

Os representantes da FINDECT estão chegando hoje para iniciar as negociações conforme o calendário proposto pela empresa. As reuniões estão marcadas para amanhã, dia 31 de julho, e 1º de agosto. A FINDECT reforça a importância da mobilização dos trabalhadores, alertando que estão preparados para realizar a maior greve já registrada nos Correios, caso a empresa continue com práticas desrespeitosas.

Os sindicatos filiados à FINDECT exigem o cumprimento do cronograma original e que quaisquer novas reuniões sejam agendadas com antecedência mínima de 48 horas, permitindo a organização necessária. Durante as negociações do acordo coletivo anterior, a assinatura apressada de um acordo prejudicou significativamente os trabalhadores. Parte da outra federação aprovou o acordo sem uma leitura cuidadosa, afetando toda a categoria. A FINDECT já havia apontado esses erros, mas a direção da empresa continua a insistir em práticas prejudiciais.

A FINDECT reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses dos trabalhadores e exige que a direção dos Correios conduza as negociações de maneira justa e transparente. A FINDECT e os sindicatos filiados informam que os trabalhadores estão mobilizados e que a greve está próxima, caso a empresa não apresente uma proposta decente e não cumpra com o que foi estabelecido em mesa de negociação.

Carta Nº SGD 439-2024 – Reunião Extraordinária da Mesa de Negociação 2024_2025