COVID-19: SINTECT-RJ divulga orientações aos trabalhadores

Notícia publicada dia 28/04/2020 18:08

Em caso de suspeita e apresentando sintomas, realize o teste através da rede da Postal Saúde, ocorrendo a confirmação, notifique também o sindicato para que possamos tomar todas as medidas necessárias.

Diante do quadro grave de pandemia do novo Coronavírus no Rio de Janeiro, e das medidas de isolamento social determinados pelo governo estadual e prefeituras para o enfrentamento e combate ao avanço do covid-19.

A Diretoria do SINTECT-RJ, divulga orientações importantes e essenciais para assegurar aos trabalhadores dos Correios acesso à informação segura e objetiva.

Com o aumento diário de casos de covid-19 dentre os trabalhadores e população, inclusive com mortes registradas na categoria ecetista, orientamos que:

1. Caso o(a) trabalhador(a) sinta sintomas decorrentes ao covid-19, recomendamos que se dirijam a uma unidade de saúde para a realização do teste;

2. A Agência Nacional de Saúde (ANS) incluiu a realização do teste diagnóstico no rol de coberturas obrigatórias do plano de saúde sob a única condição do paciente estar enquadrado na definição de caso suspeito da doença pelo Covid-19;

3. Em caso de confirmação no teste, os trabalhadores devem solicitar o devido atestado médico e enviar uma cópia ao sindicato imediatamente e os demais trabalhadores deverão realizar o teste de covid-19;

4. Sabemos que os Correios exigem a entrega pessoal do atestado, mas, no caso dessa doença com alta taxa de transmissibilidade, recomendamos a todos que utilize de meios alternativos como o Whatsapp e e-mail da unidade para fins de comunicação;

5. Não se esqueça de arquivar adequadamente a comunicação feita à empresa e, no dia de seu retorno às atividades, providencie a entrega da via original no setor de trabalho;

O momento é extremamente delicado e preocupante, ainda mais por conta da falta de EPI’s suficientes e necessários para garantir a segurança dos trabalhadores e seus familiares.

O SINTECT-RJ reforça a orientação aos trabalhadores encaminharem ao sindicato e notificarem os diretores das respectivas regiões sobre os casos confirmados para que a entidade possa cobrar da empresa o cumprimento das orientações por ela divulgadas nos boletins internos.

O cumprimento e observância das medidas de saúde e segurança devem ser cumpridas à risca pela empresa e os trabalhadores devem intensificar os cuidados com a higiene e segurança, por meios dos EPI’s necessários.

O SINTECT-RJ está acompanhando as medidas governamentais municipais, estaduais e federais, e recorrendo à justiça e a vigilância sanitária para o cumprimento de todas as normas no enfrentamento da pandemia, observando os direitos dos trabalhadores em sua totalidade.

Clique aqui e consulte as unidades de atendimento que realizam o teste de covid-19 através do convênio médico.