CUT e FENTECT praticam conduta antissindical contra SINTECT-RJ

Notícia publicada dia 19/01/2024 16:17

De forma ilegítima, o dirigente da CUT e da FENTECT, Emerson Mosquitinho, reuniu-se com a direção dos Correios do Rio de Janeiro, para tentar ilegalmente representar os ecetistas do Estado.

Conforme noticiado pelo facebook do próprio Emerson Marinho, a FENTECT/CUT oficiou a direção dos Correios no Rio de Janeiro para tratar de temas que o SINTECT-RJ já está cobrando da ECT, como se a FENTECT tivesse alguma legitimidade para representar os trabalhadores do Rio de Janeiro. A matéria não consta da página da FENTECT, pois a mesma não tem atualização há mais de um mês e quase em fevereiro ainda está desejando feliz natal aos Ecetistas.

De forma irresponsável, o dirigente CUTista, que em 2023 assinou acordo coletivo com a ECT, sem ler e quase prejudicando milhares de trabalhadores com diversas cláusulas nocivas aos trabalhadores. Não fosse a luta do SINTECT RJ e da FINDECT para arrumar a lambança que este moço fez ao assinar o acordo sem ler, os ecetistas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil teriam perdido vários direitos que só foram assegurados após a mobilização e a ameaça de greve do SINTECT-RJ e da FINDECT durante a Black Friday de 2023.

Agora, com este ofício à direção da ECT no Rio de Janeiro, tenta posar de bom-moço junto aos trabalhadores, como se ele realmente se preocupasse com os ecetistas do Rio de Janeiro. Aliás, trazendo ao debate questões que já estão sendo cobradas pelo SINTECT-RJ, legítimo representante dos trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro.

O SINTECT-RJ já se reuniu com a atual direção da ECT no RJ e já teve a oportunidade de apresentar as reivindicações dos trabalhadores do Rio de Janeiro, tanto na melhoria das condições de trabalho quanto na necessidade de climatização das unidades.

Aliás, diversas unidades de trabalho do Rio de Janeiro estão em estado de greve, com o acompanhamento do SINTECT-RJ, justamente pelas lamentáveis condições de trabalho a que estão submetidos pela ECT.

Não conseguimos acreditar que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) possa apoiar uma iniciativa de deslegitimação do sindicato de base que está sendo feita pelo Emerson Mosquitinho e sua trupe. Podemos ter muitas divergências de opinião sobre os caminhos da luta dos trabalhadores, mas praticar conduta antissindical já é ladeira abaixo. É fundamental que a direção da CUT intervenha na FENTECT para que haja o respeito à legitimidade dos sindicatos de base, que o SINTECT-RJ pratica e esperava que esse dirigente da  FENTECT também praticasse.