20 de março: Data de criação dos Correios estatal brasileiro

Notícia publicada dia 20/03/2023 15:16

Celebrados os 54 anos da criação dos Correios, empresa estatal pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente e essencial à sociedade brasileira.

A Empresa Brasileira de Correios (ECT) foi criada a 20 de março de 1969. Seu legado de comprometimento e lealdade permanece até os dias de hoje. Atualmente milhares de trabalhadores atendem, tratam e percorrem o país diariamente, sendo responsável pela entrega de milhões de objetos postais aos brasileiros.

Os Correios estatais foram responsáveis pela modernização e universalização dos serviços postais no país, como também pela segurança e a regularidade nas entregas de correspondências e objetos postais, com foco na satisfação dos clientes.

A empresa é a responsável pelo transporte aéreo nacional operado pela Rede Postal Noturna (RPN), que garante a qualidade dos serviços de entrega, conectando de forma ágil o objeto postal ao seu destino.

Nessa trajetória, foram ampliados e interiorizados os pontos de atendimento com a abertura de mais agências e centros operacionais. Atenta às demandas do mercado, a empresa diversificou continuamente seu portfólio.

Em 2023, o mais importante serviço de entrega expressa no país, o Sedex, completa 41 anos. A família de soluções criadas para acompanhar o crescimento do promissor comércio eletrônico brasileiro conta hoje com uma linha premium que inclui o Sedex 10, Sedex 12 e o Sedex Hoje.

Esses e muitos outros serviços e produtos são ofertados em todo território nacional e estão acessíveis a toda população por meio da vasta e capilar rede de atendimento dos Correios instalada pelo Brasil. Atualmente, a estatal continua a realizar investimentos importantes em sua modernização, como por exemplo na renovação da frota de veículos, ativos de tecnologia, automação do tratamento de objetos e ampliação da estrutura operacional.

Fato é que a evolução dos serviços postais brasileiros se entrelaça e se confunde por vários momentos com a história do nosso país. A sociedade está convidada a acompanhar pelos canais de comunicação e pelas redes sociais dos sindicatos a recontar dessa jornada emocionante que marca a história dos Correios e do Brasil.

Fonte: