Denúncia do SINTECT-RJ ao MPF é aceita e se junta a inquérito na Polícia Federal

Notícia publicada dia 28/06/2024 10:35

O SINTECT-RJ formalizou denúncia devido a um rombo de R$ 800 milhões no primeiro trimestre deste ano, e segue na luta pela recuperação e fortalecimento dos Correios, combatendo irregularidades que prejudicam os trabalhadores e a qualidade da empresa pública. Denúncia inclui ocultação de prejuízos, operações “piratas”, e manobras financeiras que comprometem a transparência e a gestão da estatal.

A denúncia apresentada pelo SINTECT-RJ ao Ministério Público Federal (MPF) foi aceita e agora faz parte de um inquérito policial conduzido pela Polícia Federal. Este é um passo significativo nos esforços do sindicato para assegurar a transparência e a responsabilidade na gestão dos Correios, além de lutar pela recuperação da empresa e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

A representação do SINTECT-RJ detalhou uma série de irregularidades graves, incluindo um rombo de R$ 800 milhões nos Correios no primeiro trimestre deste ano. Esse déficit financeiro alarmante exige uma resposta urgente para proteger os direitos e condições de trabalho dos funcionários.

Entre as acusações destacadas na denúncia estão:

. Ocultação de Prejuízos Milionários: A gestão dos Correios é acusada de esconder prejuízos significativos para mascarar a real situação financeira da empresa.

. Prejuízo Bilionário e “Pirataria”: Atividades irregulares e agências “piratas” colocam os Correios na mira do Tribunal de Contas da União (TCU).

. Manobras para Ocultar Déficit: A direção dos Correios teria realizado manobras para disfarçar um prejuízo de 1 bilhão de reais, enquanto agências “piratas” lucram utilizando a infraestrutura da estatal.

. Criação de Empresas de Logística: Ex-dirigentes dos Correios teriam criado uma empresa de logística, a ONLOG, que opera como se fosse uma franquia dos Correios, utilizando logotipos e símbolos da estatal de maneira indevida.

A aceitação da denúncia pelo MPF e sua inclusão no inquérito policial reforçam a necessidade de uma investigação detalhada para garantir uma gestão eficiente e transparente dos Correios. O SINTECT-RJ continua cobrando que a direção da empresa adote práticas responsáveis que tragam conquistas aos trabalhadores, melhorem as condições de trabalho e assegurem uma gestão eficaz.

O Sindicato segue firme na luta pela recuperação e fortalecimento dos Correios, buscando assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que a empresa pública opere de maneira justa e transparente. A mobilização dos trabalhadores e a atuação vigilante do SINTECT-RJ são essenciais para promover essas mudanças e garantir um futuro melhor para todos os funcionários dos Correios.

Clique aqui para ler e ver o documento completo.