Assembleia desautoriza assinatura do ACT 2024/25 por qualquer militante do RJ antes do SINTECT-RJ

Notícia publicada dia 23/08/2024 18:51

A diretoria do Sindicato desautoriza qualquer militante da base do RJ a assinar o acordo antes do SINTECT-RJ e do prazo estabelecido pelo TST para apresentação e análise dos trabalhadores em assembleia sobre o relatório final a respeito da redução do custeio do plano de saúde.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ) esclarece que nenhum militante da base do RJ está autorizado a assinar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 antes do sindicato. A decisão sobre a assinatura do acordo será tomada em assembleia, após a análise e aprovação pelos trabalhadores do relatório final a ser apresentado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), referente à redução do custeio do plano de saúde. Esse relatório deve ser entregue ao final dos 60 dias estipulados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Até lá, a categoria permanecerá em estado de greve e está pronta para deflagrar uma nova paralisação, caso os prazos não sejam rigorosamente cumpridos.

O SINTECT-RJ, como a única e legítima entidade representativa dos trabalhadores dos Correios no Rio de Janeiro, reforça que nenhum militante do RJ tem autoridade para firmar o acordo coletivo em nome dos trabalhadores do estado. A assinatura do ACT ocorrerá apenas após o fim do prazo estabelecido pelo TST e análise dos trabalhadores em assembleia , o qual coincide com a entrega do relatório final sobre as melhorias e a redução dos custos do plano de saúde, documento que será apresentado pela ECT ao TST, com acompanhamento do SINTECT-RJ e da FINDECT.

Na assembleia realizada ontem, 22/08, os trabalhadores aprovaram, de forma unânime, uma moção que repudia qualquer tentativa de assinatura do ACT por militante da base do RJ e condena veementemente qualquer sabotagem à greve ou conluio com a direção da empresa. A categoria deixou claro que somente o SINTECT-RJ tem a autoridade para assinar o acordo coletivo em seu nome.

A mobilização continua firme, com os trabalhadores aprovando um estado de greve por 60 dias e não descartando a possibilidade de uma nova greve, caso as condições previstas sobre os prazos do plano de saúde dos trabalhadores, especialmente em relação a mudanças e reduções de custos, não sejam respeitadas.

O SINTECT-RJ reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e assegura que qualquer acordo coletivo será assinado somente após a conclusão dos prazos estipulados e com a devida autorização dos trabalhadores em assembleia.