Dia do Correio Aéreo Nacional

Notícia publicada dia 12/06/2021 09:00

O Dia do Correio Aéreo Nacional é celebrado anualmente no dia 12 de junho no Brasil.

Esta data recorda o primeiro voo realizado, que partiu de São Paulo para o Rio de Janeiro levando uma mala postal com duas cartas e a viagem durou cinco horas. Já o retorno foi mais rápido e teve a duração de três horas e meia. Assim estava inaugurado o serviço postal aéreo entre as duas cidades.

No Brasil, intrépidos pilotos e suas surpreendentes máquinas voadoras protagonizavam eventos extraordinários que ajudariam a desenvolver a Aeronáutica brasileira, apesar da precariedade dos meios e da limitada infraestrutura. Esse feito aconteceu em 1931!

Sob o comando do biplano Curtiss “Fledgling”, de matrícula K263, dois jovens oficiais enfrentaram as variações meteorológicas, a falta de comunicação e as limitações de combustível para transportar a primeira mala postal do Correio Aéreo Militar.

Isso significou a materialização do sonho de um grupo de pilotos, liderados pelo então Major Eduardo Gomes.

O serviço postal contribuiu e continua contribuindo para o crescimento e a transformação histórica do Brasil, visto que os principais fatos históricos estão ligados à sua implementação e ao seu desenvolvimento.

Fonte: Aviadoras – AMAB