Direção dos Correios é pressionada a agir em visita ao CDD Engenho de Dentro

Notícia publicada dia 19/02/2024 10:13

Temperaturas abrasadoras ameaçam a saúde dos trabalhadores; sindicato exige ação imediata para climatizar o ambiente e garantir condições de trabalho seguras.

No último dia 16 de fevereiro, a secretária-geral Rosemeri Leodoro e a diretora Áurea Santos, acompanhadas pelo Superintendente Estadual Paulo Penha, realizaram uma visita ao Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) Engenho de Dentro. O objetivo era ouvir as demandas dos trabalhadores e pressionar por melhorias nas condições de trabalho, especialmente quanto à climatização e infraestrutura precárias da unidade.

Durante a visita, os trabalhadores expuseram diversas situações preocupantes, destacando a falta de climatização adequada e as condições insatisfatórias de infraestrutura. Em dias de calor intenso, a temperatura interna do CDD chega a atingir uma média de 45°C, devido à falta de ventilação apropriada. Esta condição não apenas torna o ambiente de trabalho extremamente desconfortável, mas também representa um risco à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.

Diante dessas preocupações, um dos trabalhadores questionou o prazo estipulado pela direção da empresa para a resolução do problema. O prazo inicialmente proposto de 14 meses foi considerado excessivamente longo, dadas as condições urgentes enfrentadas pelos trabalhadores. Em resposta, o Superintendente Estadual Paulo Penha, demonstrando abertura para o diálogo, se comprometeu a reduzir o prazo para aproximadamente 10 meses. No entanto, mesmo com essa redução, ainda se trata de um período considerável para uma situação que requer medidas urgentes.

É fundamental ressaltar que as condições inadequadas de trabalho no CDD Engenho de Dentro não são apenas um incômodo temporário para os trabalhadores, mas sim uma questão de saúde e segurança no trabalho. A exposição prolongada a altas temperaturas pode levar a problemas de saúde, como desidratação, exaustão térmica e até mesmo golpes de calor, representando um risco significativo para a integridade física dos trabalhadores.

Diante disso, o SINTECT-RJ e os trabalhadores do CDD Engenho de Dentro exigem uma ação imediata por parte da direção da empresa. Não é aceitável que os trabalhadores continuem a desempenhar suas atividades em um ambiente de trabalho tão inadequado e insalubre. A climatização e a melhoria da infraestrutura devem ser prioridades absolutas, e os prazos para sua implementação devem ser reduzidos de forma significativa.

Além disso, é essencial que a empresa garanta uma comunicação transparente e contínua com os trabalhadores, mantendo-os informados sobre os progressos realizados e os próximos passos a serem tomados. Os trabalhadores têm o direito de trabalhar em um ambiente seguro, saudável e confortável, e cabe à direção da empresa garantir que essas condições sejam plenamente atendidas.

É hora de a direção dos Correios assumir sua responsabilidade em relação às condições de trabalho dos trabalhadores do CDD Engenho de Dentro. O tempo para promessas vazias e prazos dilatados acabou. Os trabalhadores merecem ações concretas e imediatas para garantir um ambiente de trabalho digno e seguro. Chegou o momento de a empresa demonstrar seu compromisso com o bem-estar e a segurança de seus funcionários, agindo de forma decisiva para resolver os problemas de climatização e infraestrutura no CDD Engenho de Dentro.