Diretoras do SINTECT-RJ participam da 7a Marcha das Margaridas

Notícia publicada dia 17/08/2023 10:27

Diretoras do SINTECT-RJ participaram na manhã de hoje, em Brasília, da 7a  Marcha das Margaridas. A Atividade é organizada pelas mulheres agricultoras e conta com a participação de ampla de todo movimento feminista em todas as áreas. O ato na Esplanada dos Ministérios contou a presença do presidente LUla e da primeira dama Janja da Silva, o governo anunciou o lançamento de vários programas de interesse da luta das mulheres.

A Marcha das Margaridas é realizada  a cada quatro anos e levanta as pautas mais importantes da luta do movimento de mulheres do Campo, das Florestas, das águas e das Cidades. O tema desta edição foi “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. O nome Marcha das Margaridas é uma homenagem à Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região.

Para Rosemeri Leodoro, secretária geral do SINTECT-RJ e secretária da mulher trabalhadora da FINDECT, é muito importante a participação da nossa diretoria num ato como este. “Somos mulheres de todo o país lutando por nossos direitos, pelo direito à defesa das nossas vidas. Essa é uma atividade que leva o nome de uma sindicalista como todas nós do Sindicato, defensora dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras que foi assassinada por lutar pelo que é certo,” destacou a dirigente.

Marcos Sant’Aguida, presidente do SINTECT-RJ, destacou a importância da participação das diretoras nessa atividade. “Precisamos estar junto de toda manifestação de apoio à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras. A Marcha das Margaridas é um momento importante da luta das mulheres, por isso é fundamental a presença das nossas diretoras em Brasília neste importante ato em homenagem a uma sindicalista morta por latifundiários,”  destacou o presidente.

O ato foi encerrado às 12h, após pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.