25 DE NOVEMBRO É O DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE: AJUDE A SALVAR VIDAS
Notícia publicada dia 25/11/2022 14:07
Você sabia que pode ajudar a salvar vidas com um simples gesto? A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que todo trabalhador e cidadão pode ter
A doação é fundamental para manter os estoques dos bancos de sangue, responsáveis pelo abastecimento de unidades hospitalares e o atendimento de diversas demandas.
Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar descansado e bem alimentado no dia.
A quantidade de sangue colhida não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg do peso do doador, no caso das mulheres, e 9 ml/kg dos homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml, aos quais podem ser acrescentados até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.
Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem como objetivo dar mais segurança ao doador e aos pacientes que vão receber a doação.
Importante:
De acordo com os termos previstos no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, o doador tem direito a um (01) dia de folga no trabalho em cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada.