Ecetistas do RJ deliberam pauta de reivindicações para Campanha Salarial 2018/2019

Notícia publicada dia 04/06/2018 17:38

Se tem lucro, tem que ter reajuste e benefícios!

Após dois dias de intensos debates, cerca de 100 delegados sindicais de diversas unidades do Rio de Janeiro, deliberaram a pauta de reivindicações da categoria para o próximo ano. Os debates ocorreram durante o VI Congresso do SINTECT-RJ, realizado em Miguel Pereira, nos dias 01 e 02 de Junho. Diante o cenário político caótico do país, os trabalhadores dos Correios serão a primeira categoria a entrar em Campanha Salarial e enfrentar o governo golpista e privatista de Michel Temer. Por isso, os ecetistas deliberaram a tese Correio Classista, como principal orientador da luta por uma empresa pública e de qualidade e por nenhum direito a menos.

“Nossa luta esse ano não é somente pelo reajuste salarial. É pela existência do nosso emprego e da ECT enquanto patrimônio público. Todas as análises e planejamento feitos durante o congresso somente terão resultado se toda a categoria se unir. Sem mobilização, sem adesão, não conseguiremos manter nosso emprego, nossos direitos e benefícios. A luta esse ano será intensa”, ressaltou o Presidente do SINTECT-RJ, Ronaldo Martins.

A política neoliberal de Michel Temer promove um verdadeiro desmonte ao patrimônio público brasileiro. Na ECT, os constantes ataques e ameaças do governo colocam em risco a estabilidade estrutural, financeira e comprometem a valorização da empresa, que presta um serviço fundamental para o Brasil. A crise dos Correios se agravou nos últimos dois anos. O deficit de 20 mil funcionários, a sobrecarga de trabalho, a falta de investimento em políticas de saúde e segurança, comprometem o desenvolvimento da empresa. Além disso, os trabalhadores dos Correios – que sustentam essa empresa com sua força de trabalho –, passaram a viver sob a égide do terror, diante às frequentes ameaças de demissão, por parte da direção dos Correios.

Entendemos que, uma empresa que há 356 anos contribui para a democratização da informação e da conexão e atualmente, cumpre um papel essencial para economia nacional, com o serviço logístico do e-commerce, não pode ser entregue aos interesses de empresários, a serviço da exploração e lucro do capitalismo. A defesa da ECT pública e de qualidade é pauta prioritária na luta pela soberania nacional. E uma empresa de qualidade tem que valorizar o trabalhador.

Campanha Salarial: Se tem lucro, tem que ter reajuste!

Os trabalhadores dos Correios não aceitam nenhuma retirada de direitos. Com o aumento do custo de vida, inflação instável e agora, com o pagamento de mensalidade no plano de saúde, os ecetistas, mais do que nunca, precisam do reajuste salarial e da manutenção dos benefícios.

Após o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciar em audiência pública na Câmara Federal, que a ECT em 2017 alcançou um lucro de R$667 Milhões, entendemos que, nada mais justo, que a categoria – que é a base de sustento dessa empresa-, ter seus benefícios e direitos respeitados.

Veja abaixo as principais reivindicações da categoria:

Não à privatização. Em defesa da ECT pública e pela valorização dos serviços estratégicos para o país, como forma de manter a soberania nacional;

Realização de concurso público, contra a política de terceirização;

Contra o fechamento de agências e CDD’s;

Postalis: Exigir o ressarcimento causado pelos desvios no fundo de pensão e a posse dos representantes eleitos pelos trabalhadores;

Postal Saúde: Garantir o acesso e atendimento de qualidade para os trabalhadores, que necessitam dos serviços médicos. Fiscalizar a rede credenciada, cobrar a manutenção do atendimento das clínicas e exigir investimentos em políticas de saúde para o trabalhador.

Defesa da implementação imediata da Entrega Matutina;

Conta a implementação do sistema de Distribuição Domiciliar Alternada (DDA);

Melhores condições de trabalho: Investimento em política de segurança. Contratação imediata de escolta e segurança; Investimento em política de saúde para o trabalhador; Fiscalização e investimentos estruturais nas unidades dos Correios.

Veja abaixo as reivindicações de reajustes em números:

– Reposição integral de inflação do período;

– Reajuste linear de R$ 300,00;

– Reajuste de todos benefícios em 5%;

– Vale-alimentação no valor facial de R$ 45,00;

– Vale Cesta no valor mercado, calculado em R$ 450,00;

– Aumento no valor da quebra de caixa para R$ 470,75;

– Manutenção da assistência médica, com melhorias no sistema, a fim de evitar novas suspensões e descredenciamentos;

– Vale Extra (vale peru) no valor de R$ 1.035,00;

– Pagamento de Adicional de 30% para os operadores de RX nos CEEs e demais Unidades ;

– Portaria/Função no valor de 1 (um) Salário Mínimo;

– Manutenção do calendário de férias.

Clique aqui e confira a pauta completa