ACT 2024/25: FINDECT exige redução do custeio do plano de saúde, retorno dos aposentados e melhoria na rede credenciada – ECT ignora reivindicações cruciais

Notícia publicada dia 31/07/2024 20:23

Hoje, 31 de julho, a ECT envergonha-se ao não citar nada sobre a proposta extremamente rebaixada apresentada em reunião sem a participação da FINDECT e ficou sem respostas para as abordagens sobre o plano de saúde da categoria e Trabalhadores se prepararam para a maior greve da história no dia 7 de agosto

Na reunião de hoje, 31 de julho, a FINDECT confrontou a ECT com uma série de demandas cruciais, e a empresa demonstrou mais uma vez sua incapacidade de responder adequadamente às necessidades dos trabalhadores. A proposta da ECT apresentada ontem sem a participação da FINDECT foi alarmantemente rebaixada e, quando o plano de saúde foi abordado, os representantes da empresa e da Postal Saúde se mostraram envergonhados e incapazes de oferecer respostas satisfatórias. Este cenário inflamou a categoria, que se prepara para a maior greve dos Correios de todos os tempos no próximo dia 7 de agosto.

A discussão sobre o plano de saúde começou hoje, mas ainda não foi finalizada. A negociação será retomada amanhã, 1º de agosto, a partir das 10h, em uma nova e decisiva rodada de negociações. A FINDECT espera que a ECT apresente uma proposta que realmente contemple as necessidades dos trabalhadores.

Cláusula 68: Cursos e Reuniões Obrigatórias
ECT: Manutenção da cláusula atual.
FINDECT: Exigimos que a empresa cumpra rigorosamente as ações previstas, garantindo que cursos e reuniões sejam realizados de forma eficaz e respeitosa para todos os trabalhadores.

Cláusula 69: Direito ao Contraditório e Ampla Defesa
ECT: Apenas incluiu a palavra “contraditório” na cláusula.
FINDECT: Rejeitamos a limitação do direito ao contraditório a casos de “falta grave”. Demandamos que o PAD seja entregue ao empregado no mesmo dia de sua citação, com arquivamento definitivo se isso não ocorrer. Exigimos também o Direito de Recusa sem abertura de PAD para atividades que representem risco para a vida ou integridade física dos trabalhadores.

Cláusula 70: PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
ECT: Manutenção da cláusula atual.
FINDECT: Exigimos a plena efetividade no cumprimento da PLR, garantindo que a participação nos lucros seja paga de forma justa e regular.

Cláusula 71: Penalidade
ECT: Manutenção da cláusula atual.
FINDECT: Propondo o aumento da multa de 20% para 40% por dia de serviço em caso de descumprimento do ACT, para garantir que as penalidades sejam realmente dissuasivas.

Cláusula 72: Processamento de Consignações em FOPAG
ECT e FINDECT: Manutenção da cláusula atual.

Cláusula 73: Registro de Ponto
ECT: Manutenção da cláusula atual.
FINDECT: Exigimos a exclusão do parágrafo que permite à ECT adotar sistemas alternativos de controle de jornada sem negociação com os sindicatos. Queremos incluir todos os abonos e afastamentos descritos no MANPES 19/3 anexo 2, além de melhorar benefícios como o Abono Aniversário, Licença Nojo e Abono Doação de Sangue.

Postal Saúde: um descaso inaceitável
Durante a reunião, a Postal Saúde apresentou uma abordagem decepcionante e insuficiente. A diretora de saúde, Silvana Azeredo, criticou fortemente a decisão da ECT de retirar os aposentados do plano de saúde sem apresentar uma nova proposta de plano, o que considera um descumprimento da lei. Silvana defendeu o retorno dos aposentados ao plano de saúde, ressaltando a necessidade de garantir acesso adequado a todos os beneficiários.

A FINDECT também criticou a falta de resposta da ECT aos ofícios enviados e a ausência de discussão sobre as cláusulas de saúde no GT. O presidente José Aparecido Gandara criticou a ECT por não cumprir o compromisso de reduzir o custeio do plano de saúde e afirmou que os trabalhadores estão preparados para a luta.

O questionamento dos representantes e da assessora técnica da FINDECT, Daniela Vasconcelos, que fez uma apresentação durante as negociações, de que há 200 mil beneficiários com um custo de R$ 170 milhões/mês, comparado aos 400 mil beneficiários em 2018 pelo mesmo custo, foi refutada. Exigimos uma auditoria nas contas assistenciais e administrativas, investimentos em exames periódicos e políticas de retenção de vidas.

A saúde dos trabalhadores não pode ser ignorada. A ECT precisa cumprir suas promessas e melhorar as condições do plano de saúde para todos os beneficiários.

Hora de ação: participe da assembleia de greve!
Não podemos permitir que nossos direitos sejam desrespeitados. A assembleia de greve no dia 7 de agosto é a nossa chance de mostrar nossa força e exigir o que é justo. Sua presença é essencial para a nossa luta.

Juntos, faremos história. Compareça, participe e exija o respeito que merecemos!

FINDECT – A verdadeira voz em defesa dos Trabalhadores dos Correios.