ECTemitério: governo Bolsonaro promove agenda da morte aos trabalhadores

Notícia publicada dia 06/05/2020 08:56

Com muito temor e mortes, categoria está exposta e apreensiva com dados das últimas 24 horas, são 6.935 novos casos do novo coronavírus e 600 óbitos foram registrados, segundo o Ministério da Saúde.

Os trabalhadores dos Correios estão na linha de frente nessa luta contra a covid-19 e também a cada dia mais expostos ao contágio, porém a direção da empresa usa gerências para assediar moralmente os trabalhadores que estão em trabalho remoto e obrigá-los a retornar ao trabalho presencial e se expor à contaminação, adoecimento e morte!

A direção da ECT e o Governo Bolsonaro minimizam o avanço do vírus e continuam tratando como simples gripezinha, nem mesmo as mais de 7.321 mortes e 107.780 mil casos contabilizados pelo Ministério da Saúde que, como todos sabem, estão muito abaixo da realidade, sensibilizam os Correios e governo.

De olho única e exclusivamente no lucro possibilitado pelo aumento das entregas, usa artifícios antiéticos para induzir trabalhadores a abrirem mão da autodeclaração que lhes dá direito ao trabalho remoto por coabitarem com pessoas do grupo de risco e crianças em idade escolar.

Além de antiético, o abuso é ilegal, porque burla a liminar conquistada pelo Sindicato na justiça, que garante a permanecia dos trabalhadores remotamente. E contraria as orientações do Ministério da Saúde, de órgãos estaduais e municipais, que preconizam o isolamento como ferramenta essencial para conter a pandemia.

O resultado não poderia ser outro. Alguns trabalhadores e trabalhadoras que caem nesse conto do vigário estão voltando às unidades, sendo contaminados pelo coronavirus e, infelizmente, já há casos de óbitos no Rio de Janeiro.

O SINTECT-RJ reafirma a orientação dos trabalhadores a não cederem a esse assédio moral e manterem o direito ao trabalho remoto, no caso de coabitação com pessoas do grupo de risco, crianças em idade escolar e gestantes!

Não abra mão de sua autodeclaração, porque a empresa está usando o artifício de indeferir o termo de prorrogação do trabalho remoto.

O assédio moral praticado pela empresa, através de suas gerências, é criminoso e passível de ação judicial, sobretudo na atual situação de excepcionalidade, em que a vida da cada um está em jogo!

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos de covid-19 registrados, contabilizando até o momento: 1.123 óbitos e 12.391 casos de contaminação, conforme dados divulgados na noite de hoje, 5 de maio. Está longe do pico e deve passar de 10 mil mortos. Com mais de 97% dos leitos ocupados, Rio de Janeiro já entrou em colapso!