SINTECT-RJ – Uma Gestão de União, Desafios e Conquistas

Notícia publicada dia 13/05/2024 19:22

Caros companheiros e companheiras,

Ao concluirmos mais um mandato à frente do SINTECT-RJ, é vital refletir sobre os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo desses anos. Esta gestão, marcada por momentos difíceis e adversidades, foi também um período de união, luta e resgate da dignidade dos trabalhadores dos Correios.

Iniciamos este ciclo enfrentando a perda irreparável do presidente Ronaldão, um líder que sempre defendeu fervorosamente os interesses da categoria. Nesse contexto delicado, a pandemia de COVID-19 impôs desafios inéditos, exigindo adaptações rápidas e estratégias eficazes para proteger a saúde e os direitos dos trabalhadores.

O impacto da luta política e sindical na trajetória recente dos Correios é inegável. A eleição do presidente Lula representou uma virada significativa, marcada pelo arquivamento da proposta de privatização que pairava sobre nossa empresa. O engajamento do sindicato, aliado à mobilização dos trabalhadores, foi fundamental para barrar retrocessos e garantir avanços.

Enfrentamos ataques sistemáticos do governo bolsonarista, mas não nos intimidamos. Criamos um comitê em apoio ao presidente Lula, fortalecemos nossas ações em defesa dos direitos trabalhistas e conquistamos vitórias importantes. Destaco aqui a batalha contra a privatização, da qual saímos vitoriosos ao retirar os Correios da lista de privatização.

Nosso departamento jurídico foi incansável na defesa dos direitos dos trabalhadores, conquistando vitórias importantes em ações contra a Postal Saúde, PCCs, diferencial de mercado, vale cultura, feriado da copa e do papa, 70% das férias, adicional de periculosidade dos motociclistas, insalubridade aos trabalhadores, dentre outras ações importantes que asseguraram os direitos da categoria.

Em 2024, nossa luta incansável garantiu o pagamento do adicional de periculosidade aos motociclistas, vital para a segurança dos trabalhadores. Também conseguimos a instalação de ar condicionado em diversas unidades do Rio de Janeiro, melhorando as condições de trabalho em meio a uma crise de infraestrutura.

Outro destaque foi a obtenção de um calendário para o concurso público, uma demanda antiga que visa repor as vagas deficitárias em nosso estado. Essa conquista é crucial para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados pelos Correios à população.

Ao avaliarmos este período, vemos o progresso alcançado em nossa gestão, superando desafios e fortalecendo a representatividade do SINTECT-RJ. No entanto, reconhecemos que ainda há muito a ser feito. Continuaremos na defesa dos direitos dos trabalhadores e na busca por melhorias constantes em nossas condições de trabalho.

Contamos com o apoio e a participação de todos nessa jornada de conquistas e transformações.

Marcos Sant’aguida
Presidente do SINTECT-RJ