Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

21 de março –  Dia Internacional pela eliminação da discriminação racial

Notícia publicada dia 21/03/2023 17:31

Tamanho Fonte:

José Ricardo (Poeta), secretário de Igualdade Racial do SINTECT-RJ,  em nome da diretoria do sindicato, convoca a todos os trabalhadores dos Correios negros e negras para se unirem aos flancos no dia internacional pela eliminação da igualdade racial. “Venham para a luta em defesa dos direitos dos negros. Assim como, convida a todos os ecetistas da nossa categoria a refletirem sobre as diversas situações de discriminação racial em nossa empresa”, destaca o diretor. 

Para José Ricardo é importante lembrar permanentemente o episódio que culminou na criação da data pela ONU. “Já faz 63 anos passados do massacre de Sharpeville, onde os negros e negras da  África do Sul eram obrigados a respeitar a lei do passe. Um documento obrigatório que continha uma lista com os locais onde eles podiam ir,” lembra o diretor que explica, que o massacre ocorreu em função de uma manifestação contra a obrigatoriedade do documento exigida pelo regime de apartheid (secregação racial) da Africa do Sul.

“A passeata pacífica  reuniu mais de 20 mil pessoas, a polícia atirou com metralhadora  contra os manifestantes assassinando 69 e ferindo outros 180. O mundo chocou-se, e a luta contra o apartheid ganhou força e o regime foi derrotado anos depois. No entanto, continuamos a luta  contra todo tipo de desigualdade, contra o racismo estrutural e contra toda diferença e indiferença racial,” destacou o dirigente. 

O dirigente finaliza reafirmando o compromisso do SINTECT-RJ pela igualdade racial “Somos contra todas as estruturas e esferas que reforcem  a sobreposição de qualquer raça sobre a outra. Igualdade racial é respeito, dignidade e amor. Saibam todos que lutaremos sempre até atingirmos o que é ideal, igualdade racial para todos,” finaliza o diretor.

Compartilhe agora com seus amigos