Elza – símbolo da luta contra a violência com as mulheres

Notícia publicada dia 21/01/2022 19:13

É assim que a direção do SINTECT-RJ se despede da artista e lutadora contra o obscurantismo, Elza Soares. Não é uma homenagem apenas ao seu talento incomparável, mas a história de uma mulher que lutou contra a miséria, o machismo, o racismo e todo tipo de preconceito. Seu par romântico, como fazem parecer nos editoriais, foi responsável pelo seu suplício de medo e dor pela violência sofrida. Desde então, deixou para o mundo seu canto em defesa da vida das mulheres, contra a violência e o machismo.

FOTO: MARCOS HERMES/DIVULGAÇÃO

“Para nós não foram apenas músicas, eram depoimentos que inspiram uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Ela superou a miséria e, mesmo com sua coragem e galhardia, sofreu com a violência do homem que ela amou. Como ela mesmo diz, Jamais mané! Você vai se arrepender de levantar a mão pra mim, Cadê meu celular, eu vou ligar para o 180! Mesmo inspirados na sua força, precisamos compreender que o cenário da violência contra mulher é cruel e doloroso, a grande maioria das companheiras tem medo e se sujeitam às maiores barbaridades cometidas pelos homens. Precisamos estar juntas e lutar para dar um basta nesse regime de opressão e violência que é o machismo ” explica a secretária da mulher trabalhadora do SINTECT-RJ, Débora Henrique.

Elza Soares morreu no último dia 20, aos 91 anos de causas naturais. Elza Soares, Presente, Agora, e sempre!