Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Encontro debate caminhos da luta da mulher ecetista

Notícia publicada dia 29/03/2023 10:15

Tamanho Fonte:

“Todo dia é dia das mulheres”. Esse foi o tom dos debates que marcaram o Encontro de Mulheres Ecetistas, realizado pelo SINTECT-RJ, que teve como principal objetivo apontar os caminhos da luta das trabalhadoras dos Correios para o próximo ano cheio de perspectivas com o novo Governo. O evento contou com as palestras da secretária da mulher trabalhadora da CTB – Nacional, Celina Arêas, da secretária da mulher do PCdoB-RJ,  Ana Rocha e da Professora e conselheira do Coren/RJ, Zuleide Aguiar. 

Segundo Débora Henrique, secretária da mulher trabalhadora do SINTECT-RJ e secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, destacou que o evento realizado todos os anos é uma importante ferramenta de organização das mulheres dos Correios. “Foi um encontro muito vitorioso pela presença das companheiras da diretoria e também da base. A gente se forma com as palestras, se conhece e se organiza para lutar por nossos direitos e contra o machismo que nos oprime,” destacou a dirigente do Sindicato dos Correios.  

Ana Rocha, secretária da mulher do PCdoB-RJ, em sua intervenção destacou que a virada de política com o governo Lula traz novos desafios que é preciso ocupar as ruas para garantir as mudanças políticas que o país tanto precisa. “Precisamos ocupar as ruas para derrubar a taxa de juros, para ter aumento real do salário mínimo e outras pautas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país,” destacou a dirigente do PCdoB. Ana Rocha ainda destacou os 101 anos do Partido Comunista do Brasil comemorado na mesma data do evento. 

Já Celina Arêas, Secretária Nacional da Mulher da CTB, destacou a importância do momento político para alavancar a luta por salários iguais para trabalhos iguais entre homens e mulheres. “É uma luta muito importante para as mulheres trabalhadoras, porque lutamos pela emancipação da classe trabalhadora com intercessão de gênero e raça. Por isso, a luta das mulheres por salários iguais é fundamental,” destacou a dirigente. 

A professora, Zuleide Aguiar, fez uma palestra voltada para a saúde da mulher deixando como principal mensagem para as companheiras: “Se Olha”. Com o objetivo das mulheres terem como hábito ficarem nuas e olhares para todos os detalhes dos seus corpos com o foco na busca por alterações físicas que podem ser determinantes para prevenção de diversas doenças, com destaque para o câncer de mama. “É um ato de carinho consigo mesma. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres,” destacou a professora.

Débora Henrique, organizadora do evento e secretária da mulher do Sindicato, fez um relato de todas as perdas que as mulheres ecetistas tiveram durante o governo Bolsonaro e destacou a importância das mulheres se organizarem para resgatar esses direitos fundamentais para a categoria. “É importante destacar que a misoginia de Bolsonaro resultava diretamente numa caça aos direitos das mulheres. Aqui nos Correios as mulheres sofreram na pele o resultado de um governo que coloca a mulher como uma espécie inferior. Com o governo Lula, derrotamos o discurso misógino. Agora temos que resgatar esses direitos e continuar lutando para reverter o estrago causado por Bolsonaro,” destacou a Débora.

A secretária geral do SINTECT-RJ, Rose Leodoro, fez uma saudação em nome de toda diretoria do sindicato. “Todo dia é dia da mulher. É assim que nós do Sindicato estamos trabalhando. Nossa diretoria sabe da importância de realizar eventos como estes para fortalecer a luta das mulheres, em especial das mulheres dos Correios. Não é fácil, todo dia é um desafio novo, mas o Sindicato está aqui de prontidão para receber a luta das companheiras,” destacou a dirigente.

Compartilhe agora com seus amigos