FINDECT notifica extrajudicialmente Correios e Postalis sobre descontos abusivos no 13º salário
Notícia publicada dia 20/12/2024 10:57
Os sindicatos filiados à FINDECT cobram estorno e ações para proteger direitos de aposentados e trabalhadores ativos do Plano BD.
A FINDECT notificou extrajudicialmente a direção dos Correios e do Postalis nesta quinta-feira, 19/12, exigindo a imediata revisão dos descontos excessivos aplicados ao 13º salário dos participantes do Plano BD.
Conforme a notificação, o desconto chegou a 75% do Abono Anual para aposentados, além de percentuais elevados para trabalhadores na ativa. Esses descontos, aplicados sem prévio aviso ou negociação, geraram grande impacto financeiro, ferindo direitos básicos previstos em legislações como o Estatuto do Idoso e normas trabalhistas.
No ofício encaminhado às direções dos Correios e do Postalis, a FINDECT exige:
1 – Estorno integral dos valores descontados, a ser realizado na folha de pagamento de janeiro de 2025;
2 – Alternativa de redução do desconto, limitando-o a 30% do valor, conforme previsto em legislação, com o saldo restante sendo parcelado em até 12 meses.
Compromisso com a categoria
A FINDECT reafirma que, caso as demandas apresentadas não sejam atendidas, tomará todas as medidas cabíveis para garantir a proteção dos direitos da categoria, não descartando o ajuizamento de ações judiciais.
A Federação reforça seu compromisso em defender aposentados e trabalhadores ativos, buscando a manutenção de uma gestão justa e transparente dos recursos do Postalis, sem onerar de forma abusiva seus participantes.
Podcast esclarece dúvidas
Na noite de ontem, o SINTECT-RJ e a FINDECT realizaram um podcast especial para esclarecer aos trabalhadores e aposentados os detalhes sobre os descontos aplicados, além de explicar as ações que estão sendo planejadas pelas entidades. Para saber mais e ficar informado, clique no link abaixo e assista ao podcast: