FINDECT celebra o Dia dos Povos Indígenas: entenda sua relevância!

Notícia publicada dia 19/04/2024 11:06

Entenda a história e a importância da celebração do Dia dos Povos Indígenas, que até 2022 era conhecido como “Dia do Índio” e, após a promulgação da Lei 14.402/22, passou a ser chamado de “Dia dos Povos Indígenas”, ressaltando a resistência e a diversidade cultural dos povos originários do Brasil, numa tentativa de preservar as histórias e culturas dos quase 1 milhão e setecentos mil indígenas que vivem no país, de acordo com os dados do Censo de 2022. Essa preservação é de extrema importância, especialmente diante do histórico de desrespeito enfrentado pelos indígenas no país.

Desde 2022, o Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, marcando uma mudança significativa que reflete a diversidade étnica e cultural dos povos originários do Brasil. Anteriormente denominado “Dia do Índio”, a alteração para o atual nome foi uma resposta às demandas por uma representação mais inclusiva e respeitosa.

No passado, o Dia do Índio era celebrado em 19 de abril, uma data que remetia a um período de estereótipos e representações simplificadas dos povos indígenas. Contudo, essa designação começou a ser questionada diante da necessidade de uma abordagem mais respeitosa e inclusiva.

A mudança para o atual nome, Dia dos Povos Indígenas, em 2022, foi uma resposta às demandas por uma representação mais abrangente e respeitosa da diversidade étnica e cultural dos povos originários do Brasil. A FINDECT, alinhada com os valores de representatividade e inclusão, apoia e celebra essa transformação, reconhecendo a importância de valorizar a história, a cultura e a resistência dos povos indígenas.

A celebração desta data pela FINDECT destaca a importância da resistência dos povos indígenas ao longo da história brasileira. É uma oportunidade para reconhecer suas lutas, conquistas e contribuições para a riqueza cultural do país.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, enfatiza que o Dia dos Povos Indígenas é uma ocasião para celebrar a diversidade cultural dos 305 povos indígenas do Brasil. Suas tradições e histórias de resistência são fundamentais para compreendermos a complexidade e a importância dessas comunidades.

A criação do Ministério dos Povos Indígenas em 2023 foi um marco na promoção dos direitos e na proteção das comunidades indígenas. Liderado pela ministra Sonia Guajajara, o ministério representa um compromisso renovado com políticas públicas que valorizam e preservam a vida e a cultura dos povos originários.

Após anos de desafios e retrocessos, especialmente no governo anterior, a FINDECT reconhece a importância de fortalecer as políticas públicas voltadas aos povos indígenas. A retomada das atividades do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), com a participação ativa da ministra Sonia Guajajara e de representantes da Apib, é um passo fundamental nessa jornada de reconhecimento e justiça.

Por: FINDECT