FINDECT critica postura da direção dos Correios em relação às mesas temáticas do ACT 2023-2024

Notícia publicada dia 26/06/2024 14:43

A secretaria de mulheres da FINDECT vem a público repudiar a atuação da direção dos Correios, que tem se mostrado ineficaz e desrespeitosa com as questões relacionadas às mulheres, conforme acordado nas mesas temáticas do Acordo Coletivo 2023-2024.

Após a luta da FINDECT para a correção dos erros das cláusulas e a assinatura do Acordo Coletivo 2023-2024, foram criadas mesas temáticas através de grupos de trabalho para debater diversas questões relevantes à categoria. Entre essas questões, a pauta sobre as mulheres, abordando o combate ao sexismo, assédio moral e sexual, ganhou destaque e urgência.

Contudo, até o momento, a direção dos Correios tem tratado essa mesa como um fantoche, sem colocar em prática nada do que foi proposto pelas dirigentes sindicais. O grupo de trabalho, que deveria ser um espaço de discussão séria e efetiva, tornou-se um cenário de faz-de-conta, onde nada é realmente discutido ou implementado.

Essa postura da empresa demonstra um profundo desrespeito às mulheres e à luta delas por um ambiente de trabalho seguro e igualitário. Ao criar um grupo de trabalho que não cumpre com suas funções, a direção dos Correios desconsidera as reivindicações e necessidades das trabalhadoras, ignorando o compromisso assumido no Acordo Coletivo.

A FINDECT não pode ficar calada diante dessa situação. As mesas temáticas foram criadas para resolver questões cruciais para a categoria, e a falta de ação da empresa é um claro sinal de desprezo pelas mulheres que dedicam suas vidas ao serviço postal. As dirigentes sindicais que participam dessas mesas têm trabalhado incansavelmente para trazer à tona problemas reais e urgentes, mas enfrentam uma barreira de indiferença por parte da direção dos Correios.

A FINDECT exige que a direção dos Correios leve a sério as pautas discutidas nas mesas temáticas, especialmente as que dizem respeito ao combate ao sexismo e ao assédio. Não aceitaremos que a empresa continue tratando essas questões com descaso, enquanto as trabalhadoras sofrem as consequências de um ambiente de trabalho hostil e inseguro.

A nota de repúdio da FINDECT é um chamado à ação. A direção dos Correios deve cumprir com os compromissos assumidos e respeitar as mulheres e suas lutas. Chega de grupos de trabalho de faz-de-conta! Exigimos medidas concretas e imediatas para resolver as questões que afetam diretamente a vida das trabalhadoras.

O respeito às mulheres e a implementação de políticas efetivas de combate ao sexismo e ao assédio são indispensáveis para a construção de um ambiente de trabalho digno e seguro. A FINDECT continuará vigilante e atuante, cobrando da direção dos Correios as ações necessárias para transformar as mesas temáticas em espaços de verdadeira mudança e progresso.