FINDECT participa de encontro internacional em defesa dos Correios

Notícia publicada dia 30/08/2019 19:28

A reunião da UNI Postal e Logistica – Federação Mundial dos Trabalhadores dos Correios e logística, que ocorreu em Montevidéu, nesta sexta-feira, 30, no Uruguai, contou com a participação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores dos Correios de todo o continente americano.

A FINDECT, foi representada nesse encontro pelos Presidentes dos Sindicatos filiados – Elias Diviza (SP), Ronaldo Martins (RJ), Márcio Martins (MA), Rufino (TO) e Anésio (Bauru) – além do companheiro Ronaldo Leite, Secretário de formação política da CTB e diretor do SINTECT-RJ.

Vários pontos foram colocados em debate, dentre eles, a ameaça de privatização de empresas de Correios de vários países da América Latina pelos seus governos, inclusive o do Brasil, planejada pelo governo Bolsonaro.

Durante os debates, foi analisada a experiência malsucedida de privatização dos Correios argentino, ocorrida nos anos 90, cujo comprador foi justamente o atual presidente argentino Mauricio Macri.

A experiência foi tão ruim para a economia, que prejudicou a estrutura e a segurança do país, com demissões e ineficiências no atendimento à população. Tanto é que levou o governo a reestatizar os serviços postais.

Além dos percalços e das dificuldades geradas para o estado e para a população, essa privatização trouxe enorme prejuízo financeiro aos cofres públicos. Ou seja, o povo pagou a conta da aventura privatista.

No encontro, foram discutidas formas de organização e atuação dos trabalhadores de todo o mundo em defesa dos Correios Públicos e contra as privatizações e desregulamentações.

A participação da FINDECT teve enorme importância para a organização da categoria internacionalmente e o fortalecimento da luta em defesa dos Correios brasileiro e de outros países ameaçados.

FINDECT na luta em defesa dos direitos e empregos dos trabalhadores dos Correios.