FINDECT obtém apoio internacional para denunciar BNY Mellon por fraude no Postalis

Notícia publicada dia 21/04/2018 11:32

A participação da FINDECT na 5ª Conferência da UNI Américas Postal e Logística nos Estados Unidos foi importante para reforçar a busca por soluções para problemas enfrentados pelos trabalhadores ecetistas, entre elas a crise financeira do Postalis provocada por ações nebulosas de dirigentes e pela gestão desastrosas das aplicações feitas pelo banco BNY Mellon

A Conferência foi realizada entre 17 e 19 de Abril foi em Nova Orleans, nos EUA. A UNI é um sindicato global, que possui um segmento destinado ao Setor Postal e Logística. A FINDECT foi representada pelo Secretário Jurídico José Rufino e o Secretário de Relações Internacionais Ronaldo Leite.

A conferência debateu importantes temas como o e-commerce, banco postal e os seus impactos sobre os trabalhadores.
Na pauta ainda estavam temas fundamentais para o Brasil – como a crise do Postalis – e de que forma os sindicatos dos demais países poderiam ajudar os ecetistas no Brasil.

Entrega de encomendas e segurança do trabalhador

Na ocasião, Ronaldo Leite apresentou o painel Impactos do e-commerce sobre os trabalhadores dos Correios. Explicitou o crescente número de assaltos aos trabalhadores da ECT decorrentes da ampliação das entregas neste segmento pelos Correios, o que entre outros problemas, tem gerado um clima de tensão e insegurança no trabalhador, realçado pela ausência de ações efetivas da direção da empresa.

Leite reafirmou que “que as entregas do e-commerce são importantes para incrementar as receitas da empresa, mas não podemos desconsiderar o impacto sobre os trabalhadores de Correios. A cada dia 14 carteiros são assaltados, por vezes vítimas de sequestro-relâmpago. Nos primeiros 10 meses de 2017, somente no Estado do Rio de Janeiro, ocorreram 61 mil roubos de cargas dos Correios. Algo precisa ser feito para preservar a integridade dos trabalhadores”.

BNY Mellon tem que ressarcir o Postalis

Durante a conferência, Rufino, participou de um debate importante para os trabalhadores ecetistas – Fundos de Pensão – especificamente o caso do POSTALIS.

Ele denunciou e detalhou toda a situação que levou nosso plano à intervenção e o impacto negativo das fraudes praticadas pelo Banco BNY MELLON na gestão dos recursos dos trabalhadores, o que levou a perdas de mais de oito bilhões de reais dos recursos destinados ao pagamento das pensões de aposentadoria dos ecetistas.

Segundo Rufino, “só ingressando com uma ação judicial nos EUA para obrigar o Banco BNY MELLON a pagar o prejuízo causado aos trabalhadores dos Correios. Dessa forma salvaríamos o fundo de pensão (POSTALIS), evitaríamos que ele seja liquidado e deixe mais de 100 mil trabalhadores sem a complementação da aposentadoria. A FINDECT tem tomado todas as medidas para manter o direito dos trabalhadores”.

Também participou deste painel o advogado Bartman, que falou sobre os os crimes cometidos pelo Banco BNY Mellon contra o complemento de aposentadoria dos ecetistas.

Solidariedade internacional

No encontro foi aprovada uma resolução de solidariedade aos trabalhadores da ECT. Entre as ações concretas está a atitude por parte dos demais sindicatos dos Estados Unidos no sentido de não apenas de denunciar o BNY Mellon pela fraude que resultou em perdas para os ecetistas, como também orientou aos sindicatos a realizarem uma campanha junto aos fundos de pensão nos EUA para retirar o BNY Mellon da gestão destes fundos até que ele devolva o dinheiro da pensão dos ecetistas.

Durante o encontro, Leite denunciou também a condenação e a prisão sem provas do ex-presidente Lula a intenção de retirá-lo das urnas nas eleições de 2018. Essa investida é mais um capítulo do golpe de 2016 orquestrado pelo empresariado e seus partidos, que entre outras coisas trouxe a atual onda de retirada de direitos dos trabalhadores e destruição e privatização de estatais lucrativas e fundamentais para a segurança e a soberania nacional, como os Correios e a Eletrobrás.

A participação da FINDECT nesta Conferência foi de grande importância, pois demonstra o seu interesse em buscar soluções para problemas enfrentados pelos trabalhadores ecetistas, melhorias nas condições de vida e trabalho e reafirma o seu compromisso para com eles.

Fonte: Findect