Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

FINDECT realiza grande plenária no Rio de Janeiro

Notícia publicada dia 22/11/2022 12:35

Tamanho Fonte:

Os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro fizeram uma profunda análise da conjuntura atual do Brasil na grande plenária da FINDECT realizada neste final de semana em Paty do Alferes, no centro Sul Fluminense. Os debates da atividade foram marcados por trazer à tona os apontamentos precisos advindos do Manifesto Comunista feito por Karl Marx em 1848, o que desmistificou suas propostas de luta dos trabalhadores e de superação das mazelas do capitalismo no mundo contemporâneo. O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, destacou que a presença do Manifesto Comunista nos debates ajudou os trabalhadores fazerem uma excelente análise da conjuntura com vistas a luta dos trabalhadores no futuro Governo Lula.  

Para o presidente, a retomada da plenária da FINDECT de forma presencial foi essencial para que pudéssemos fazer um processo de formação e debates com as lideranças da categoria. “Os representantes sindicais, diretores do Sindicato, da federação e também da nossa central sindical a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) conseguiram fazer uma importante análise deste novo país que se descortina após a vitória do presidente Lula. Com uma profundidade incrível levantando questionamentos importantes da contradição dessa etapa do país de forma muito aprofundada,” destacou o presidente. 

Segundo Marcos, a palestra feita pelo presidente do PCdoB-RJ, Batista Lemos, foi fundamental para entendermos os desafios que teremos. “Batista, por também ser sindicalista, nos deu uma importante aula sobre os desafios da luta dos trabalhadores em meio a luta de classes e a onda conservadora que assola o Brasil e o mundo. Nós vamos compartilhar esse conteúdo pela internet pela centralidade da luta dos trabalhadores que o Batista apresenta nele,” reafirma o presidente. 

Nas intervenções, os participantes também reconheceram na palestra uma grande fonte de informação e destacaram a importância do Manifesto Comunista, citado por Batista, nas suas intervenções. “De forma didática, nós tivemos acesso a um pensamento e uma análise de conjuntura voltado para nós trabalhadores e a nossa realidade. Por isso é fundamental que este momento da plenária sirva não somente para reafirmamos a nossas convicções políticas de apoio a candidatura de Lula, mas também passar por esse processo essencial de formação para luta” destacou a secretária Geral do SINTECT-RJ, Rosemere Leodoro, que reafirmou a proposta do presidente, Marcos Sant’Aguida, de realizar mais seminários para debater sobre o Correio que queremos, como também para debater questões teóricas como o Manifesto Comunista. 

Além de Batista Lemos, o seminário contou uma aula da professora Dani Balbi, eleita deputada estadual no Rio de Janeiro com amplo apoio da nossa categoria. A professora palestrou sobre a questão do racismo, da mulher e da LGBTQIAP+ dentro da ótica da luta de classes e da dominação econômica colocada dentro desses conjunto de preconceitos. “É sobre porque existe o racismo estrutural no Brasil, porque a cultura do machismo e da LGBTQIAP+ fobia fazem parte de uma dominação das elites brancas em nosso país. Porque existe uma necessidade de garantir os privilégios das classes dominantes do nosso país, dirigidas por homens brancos, héteros e cisgênero. Quem seja diferente disso não pode compartilhar desses privilégios,” destacou a professora. 

A Plenária da FINDECT encerrou com um grande informe da Dra. Camila Messias Belarmino dos Santos, advogada do departamento jurídico do SINTECT-RJ, sobre o atual estágio das ações judiciais feitas pelo SINTECT-RJ. A advogada também aproveitou para dar orientações e tirar dúvidas dos participantes sobre diversas situações que prejudicam os trabalhadores e trabalhadoras no dia a dia dos Correios no Rio de Janeiro.  

Compartilhe agora com seus amigos