SINTECT-RJ participa de ato em SP contra o banco BNY Mellon pelos prejuízos ao fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios

Notícia publicada dia 23/05/2024 13:51

A mobilização cobra transparência, ressarcimento de mais de R$ 6 bilhões e maior participação dos trabalhadores nas decisões que afetam seus direitos.

No dia 22 de maio, a FINDECT e os sindicatos filiados realizaram um ato unificado em frente ao Banco BNY Mellon, em São Paulo. O evento contou com a presença de dirigentes sindicais, trabalhadores, aposentados, conselheiros do Postalis eleitos pelos trabalhadores e representantes das associações ADCAP, FAACO e ARACT.

O principal objetivo da manifestação foi protestar contra o Banco BNY Mellon pelos prejuízos causados ao fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios, que superam a casa dos R$ 6 bilhões. A mobilização exigiu maior transparência e uma gestão responsável dos recursos que afetam diretamente a vida dos empregados e aposentados. O BNY Mellon foi o responsável pela administração de grande parte dos investimentos dos fundos de pensão dos Correios, cujas perdas financeiras comprometem seriamente as aposentadorias dos trabalhadores.

Rosemeri Leodoro, Secretária-Geral do SINTECT-RJ, ressaltou a participação expressiva da caravana do Rio de Janeiro no ato: “A presença dos trabalhadores do Rio de Janeiro mostra a força e a determinação da nossa categoria. Esta mobilização é fundamental para reaver o dinheiro da categoria que contribui para o fundo de pensão e garantir o complemento de aposentadoria dos trabalhadores.

Ronaldo Leite, diretor do SINTECT-RJ e da FINDECT, enfatizou a importância da transparência: “Não podemos aceitar que decisões sejam tomadas sem a devida participação dos trabalhadores e sem a garantia de que nossos direitos serão preservados.

Débora, diretora do SINTECT-RJ, reforçou a necessidade de união e luta: “A mobilização dos trabalhadores é essencial para garantir que nossos direitos sejam respeitados e que a gestão dos nossos recursos seja feita de forma transparente e responsável.

Durante o evento, os participantes destacaram que a luta por transparência e pela participação dos trabalhadores nas decisões que afetam seus direitos é uma prioridade para a FINDECT e os sindicatos filiados. O ato unificado em frente ao Banco BNY Mellon representa um marco na mobilização dos trabalhadores dos Correios e reforça a determinação da categoria em buscar soluções que garantam uma gestão justa e transparente dos recursos dos empregados e aposentados da estatal.

O SINTECT-RJ está plenamente engajado na luta pelo fortalecimento do Postalis e na recuperação do plano de pensão, pela democracia e pela participação dos trabalhadores nas decisões. Também lutamos por justiça pelos crimes cometidos pelo banco americano contra o fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios.

A diretoria do SINTECT-RJ se dividiu para garantir a representação dos trabalhadores nesse importante ato em São Paulo, enquanto o restante da diretoria permaneceu no Rio de Janeiro, mobilizando os trabalhadores para a campanha salarial, reforçando a luta por melhores condições de trabalho, dignidade e respeito com os trabalhadores.

Queremos nosso dinheiro, queremos a garantia da nossa aposentadoria, queremos respeito aos trabalhadores que contribuíram para o Fundo de Pensão. A vergonha é esse banco americano não ressarcir os trabalhadores dos Correios pelos crimes cometidos e querer comprometer o complemento de aposentadoria dos trabalhadores,” afirma Marcos Sant’aguida, presidente do SINTECT-RJ.