“Glauber Fica, Fora Lira”: SINTECT-RJ participa de ato em defesa do mandato de Glauber Braga

Notícia publicada dia 20/09/2024 18:36

Com mais de duas mil pessoas presentes, o ato na ABI reforçou a luta contra a perseguição política ao deputado Glauber Braga, contando com a participação ativa do SINTECT-RJ.

Na última quinta-feira (19), a sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, foi palco de um ato em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O parlamentar enfrenta uma investigação por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara, que pode resultar na cassação de seu mandato. O SINTECT-RJ, ciente da gravidade desse ataque à democracia, participou ativamente do evento, reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos e da livre representação popular.

Diversas figuras da esquerda nacional estiveram presentes, como os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Tarcísio Motta (PSOL-RJ), além de Chico Alencar (PSOL-RJ), Reimont (PT-RJ) e o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ). O ato, que durou cerca de duas horas, reuniu cerca de duas mil pessoas e também contou com a presença de artistas como Elizabeth Savalla, e mensagens de apoio de personalidades como Chico Buarque, Frei Betto e Leonardo Boff.

O episódio que gerou o processo contra Glauber ocorreu em abril de 2024, quando o deputado reagiu à provocação de um membro do Movimento Brasil Livre (MBL), que ofendeu sua mãe, então hospitalizada. Em agosto, o Conselho de Ética aceitou a denúncia, com parecer favorável de Paulo Magalhães (PSD-BA), e Glauber denunciou a articulação de Arthur Lira (PP-AL) para cassar seu mandato.

Para o SINTECT-RJ, a tentativa de cassação de Glauber é mais um exemplo de perseguição política a figuras que defendem os interesses populares. A diretoria do sindicato esteve presente no ato, reforçando seu apoio à luta contra o autoritarismo e em defesa da representação legítima da classe trabalhadora.

O sindicato seguirá mobilizado para garantir que o mandato de Glauber seja preservado, vendo essa batalha como parte de uma luta maior contra a censura e o silenciamento de vozes que denunciam as injustiças sociais e políticas no Brasil. O SINTECT-RJ não recuará diante dessas tentativas de silenciamento. Glauber fica, e seguiremos lutando para que a democracia prevaleça.