GREVE DOS GARIS DO RIO DE JANEIRO MERECE APOIO DE TODOS!

Notícia publicada dia 23/04/2019 09:20

Os moradores do Rio de Janeiro tem plena consciência da importância dos garis, mais uma vez demonstrada nas enchentes que atingiram violentamente a cidade nesse mês de abril. Em condições adversas, sem equipamento de trabalho e de proteção adequados, arriscando a própria vida, foram além da batalha do dia a dia para manter a cidade limpa e dar sua cota no cuidado com a população.

E novamente os trabalhadores da COMLURB demonstram que são resistentes. Em assembleia na segunda feira (22/04), decidiram iniciar greve para reivindicar direitos negligenciados e negados pela prefeitura.
Entre eles estão: pagamento do Acordo de Resultados, que apesar das metas alcançadas não foi honrado para a maioria da categoria; implementação integral do Plano de Carreira, cuja atualização havia sido prometida desde a greve de 2014; garantia do pagamento da insalubridade para os setores que trabalham em ambiente prejudicial à saúde; garantia da gratificação de coleta a todos os que trabalham na remoção do lixo domiciliar.

O arrocho salarial também é um enorme problema. A prefeitura anunciou proposta de reajuste de 3,73% para a COMLURB, enquanto outras categorias vão receber de 6% a 12%. A reivindicação da categoria é de um reajuste de 10% no salário e no ticket, que gera um impacto de apenas 2% no orçamento da COMLURB.

Os trabalhadores estão há dois meses tentando negociar com a prefeitura e a COMLURB, sem sucesso. A prefeitura e a diretoria da COMLURB se mantém intransigentes. Ao invés de melhorar o serviço público o prefeito cuida apenas de sua própria salvação, tentando abafar CPI’s e se livrar do impeachment. Por isso a categoria votou greve.

A Diretoria do SINTECT-RJ manifesta total apoio ao movimento dos companheiros e companheiras da COMLURB, que estão exercendo seu legitimo direito de livre manifestação, reivindicação e greve. E exige negociação e atendimento das reivindicações da categoria já!