SINTECT-RJ iniciou no CDD São Pedro da Aldeia o pagamento dos danos morais como indenização da greve do Postal Saúde
Notícia publicada dia 11/04/2023 18:37
Os trabalhadores do CDD São Pedro da Aldeia foram os primeiros a receber suas indenizações por danos morais conquistados pelo departamento jurídico do SINTECT-RJ, em função das punições aplicadas pela empresa no movimento grevista na região do Lagos do Rio de Janeiro, em 2016, em função dos absurdos cometidos pela gestão do Postal Saúde. “Uma grande conquista para os trabalhadores no seu legítimo direito de greve. Infelizmente uma das mais importantes lideranças deste movimento, André Carlos Gasperoni (Sambag), não está mais entre nós para entregar aos trabalhadores mais essa conquista do movimento grevista que foi vitorioso,” homenageou o presidente do sindicato, Marcos Sant’Aguida durante a entrega dos cheques referente às indenizações.
Na época, os trabalhadores ficaram sem o seu direito à saúde, com a implantação desastrosa do plano de saúde na região. Em resposta a situação, os trabalhadores entraram em greve. “O movimento da categoria foi vitorioso, com a adequação de atendimento. No entanto, com a Postal Saúde, os trabalhadores perderam muito em qualidade de atendimento na região. A luta por melhoria no Postal Saúde ainda não acabou. Estamos firmes na luta. É preciso que todos os trabalhadores participem das mobilizações do Sindicato não apenas na greve, mas também nas redes sociais,” destacou o diretor do SINTECT-RJ, Rodrigo Bicharel, responsável pela mobilização da categoria na região.
Sant’Aguida ainda resgata a importância da conquista. Segundo o presidente, as indenizações não foram apenas para os trabalhadores que participaram do movimento paredista, todos os trabalhadores que estavam na unidade também vão receber as indenizações. “Nós estamos comemorando essa importante vitória do SINTECT-RJ, por entender que o direito dos trabalhadores é sagrado. Os prejuízos causados na vida das pessoas quando a empresa não respeita a CLT e a Constituição Federal não pode ficar impune. Assim como o gestor que na época causou esse prejuízo para empresa, não deveria também ficar impune,” destacou o presidente.
A diretoria do SINTECT-RJ está passando nas unidades que foram contempladas para receber a indenização da greve de 2016 do Postal Saúde na região dos lagos. O departamento jurídico destaca que os trabalhadores que constam nas listas para receber as indenizações eventualmente não estão mais trabalhando na unidade que fez a greve ou podem não estar mais trabalhando na empresa. Nesses casos, os trabalhadores serão contactados para receber o seu cheque. Os casos em que os trabalhadores não aparecem na listagem serão analisados individualmente.