Instrução Normativa do Governo não prevê mudanças na remuneração

Notícia publicada dia 19/03/2020 18:43

O caput §2º da normativa diz que: A adoção de quaisquer das medidas previstas no caput ocorrerá sem a necessidade de compensação de jornada e sem prejuízo da remuneração.

Os trabalhadores têm denunciado que os gestores estão informando equivocadamente que aqueles trabalhadores que se afastaram por conta de estarem no grupo de risco de contrair o coronavírus, irão ter redução na sua remuneração.

O SINTECT-RJ desmente esses gestores e esclarece aos trabalhadores que a Instrução Normativa nº 21 publicada no último dia 16/03, pelo Governo Federal, não prevê redução em suas remunerações e prevê mudanças para viagens internacionais e nacionais de servidores, orienta a distribuição física no caso de trabalho presencial e estabelece normas para a adoção de trabalho remoto, regimes de jornada e flexibilização de horários diante da pandemia.

Essa atitude irresponsável da direção dos Correios coloca em pânico os trabalhadores e vem em desencontro as recomendação da OMS de evitar aglomerações e, se possível, não sair de casa.

O SINTECT-RJ e FINDECT enviaram ofícios aos Correios cobrando em primeiro lugar a garantia à saúde e segurança dos trabalhadores e da população, porém a direção da empresa parece minimizar o avanço da doença que já forçou os Governos estaduais e municipais a restringirem a circulação de pessoas, abertura de comércios, shoppings, academias e transporte público e intermunicipal.

Até quando os Correios vão expor seus trabalhadores ao risco de contrair o Covid-19 e não suspender as atividades por tempo indeterminado?

São decisões duras que se fazem necessárias emergencialmente à medida que o surto de coronavírus ganha força no Rio de Janeiro, no país e no mundo.

Confira na íntegra a instrução normativa e denuncie os gestores que não cumprirem as orientações do primeira hora.