JUSTIÇA DETERMINA REABERTURA DO CDD SÃO JOSÉ DO BARRETO APÓS QUASE DOIS ANOS DE INTERDIÇÃO
Notícia publicada dia 14/02/2025 10:19
Decisão judicial confirma desinterdição da unidade após adequações exigidas pela Justiça do Trabalho.

A Justiça do Trabalho determinou a desinterdição imediata do CDD São José do Barreto, em Macaé/RJ, após a conclusão das adequações necessárias para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. A decisão foi assinada pelo juiz substituto Vinícius Teixeira do Carmo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, nesta quarta-feira (12).
A unidade estava interditada desde 20 de junho de 2023, quando a Justiça do Trabalho de Macaé determinou o fechamento do CDD por falta de condições adequadas de trabalho. Desde então, o SINTECT-RJ esteve na linha de frente, cobrando providências e denunciando a negligência da gestão dos Correios.

Com as manutenções e ajustes concluídos, o Ministério Público do Trabalho opinou favoravelmente pela reabertura da unidade, posicionamento que foi acolhido pelo magistrado.
Na decisão, a Justiça determinou que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos apresente, dentro de 20 dias, documentos que comprovem a implementação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deverá informar sobre a transferência da aprovação da unidade para o nome dos Correios.

O SINTECT-RJ desempenhou um papel fundamental em todo esse processo, atuando diretamente na intermediação entre os Correios, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Macaé. O sindicato também denunciava as condições precárias da unidade desde 2017 e seguiu cobrando ações concretas para que a situação fosse resolvida o mais rápido possível.
A data exata para o retorno das atividades ainda depende de trâmites internos dos Correios, mas o sindicato segue acompanhando de perto e cobrando celeridade no processo.
“Logo mais, traremos mais detalhes sobre a data em que os Correios irão reabrir essa unidade tão importante e fundamental para a cidade de Macaé e toda a Região dos Lagos”, afirmou o diretor do SINTECT-RJ, Rodrigo Bucharel.
O SINTECT-RJ continuará atento para garantir que os trabalhadores possam retornar às suas atividades com segurança, respeito e dignidade.