Ministério da Saúde vai indicar uso de máscara no combate ao coronavírus

Notícia publicada dia 02/04/2020 11:29

›Segundo o Ministro, novo protocolo vai indicar máscara a quem usar transporte público, no ir e vir, trabalhador que tem contato com a população, que precisa de reforço de barreira por conta da profissão, da atividade.

››Isso reforça a necessidade de fornecimento de máscaras e luvas para os trabalhadores dos Correios que manipulam objetos, atendem o público nas agências e atuam na distribuição domiciliar e em empresas!

Essencial é a preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores, familiares e da população!

O SINTECT-RJ tem insistido na necessidade e na importância do fornecimento e do uso das máscaras, bem como das luvas. Tanto é que entrou na justiça para forçar a empresa fornecer os ítens de segurança e higiene, mas a direção da ECT está mesmo preocupada em cortar os adicionais nos salários dos trabalhadores e fazendo terrorismo na categoria.

Haverá mudanças, e foram apontadas pelo Ministro da Saúde Henrique Mandetta, que em entrevista coletiva declarou que o seu ministério prepara protocolo que vai indicar máscaras também para quem não apresenta sintomas de coronavírus.

Até aqui, o Ministério da Saúde recomendava que apenas profissionais de saúde e pessoas com coronavírus ou com sintomas usassem as máscaras. A restrição na indicação do uso vinha sendo justificada com argumentos como o risco de manipulação inadequada.

Mas o motivo principal é a falta do item no mercado nacional, comprovado pelo fato do próprio Ministério da Saúde já ter dito que máscaras caseiras poderiam ser utilizadas por pessoas que estão com sintomas.

A direção da ECT deve se sensibilizar com a situação, trabalhar seriamente e não ficar aterrorizando os trabalhadores, sabemos que há muita gente contaminada que não apresenta sintomas. Não dá para os trabalhadores dos Correios saberem se há contaminados entre seus colegas de trabalho e no público que atendem!

Basta de incompetência! Cuidado e responsabilidade são essenciais nesse momento!!!

A Direção do SINTECT-RJ exige que a ECT forneça máscaras e luvas imediatamente aos trabalhadores, além de garantir os demais itens de higiene e segurança em todos os setores e individualmente!

Veja texto publicado no Portal G1

Mandetta diz que ministério prepara protocolo que vai indicar máscaras também para quem não tem sintomas de coronavírus.

Atualmente, órgãos de saúde só recomendam o uso por profissionais da saúde e por pessoas que estão com sintomas.