Março das Mulheres: Mês de Luta por Direitos – Ato no Rio de Janeiro no Dia 10
Notícia publicada dia 05/03/2025 20:07
O SINTECT-RJ convoca todas as trabalhadoras para a mobilização em defesa dos direitos das mulheres no Dia Internacional da Mulher.

O mês de março é um momento de reafirmação da luta das mulheres por igualdade, direitos e justiça social. O SINTECT-RJ se une às mobilizações que tomam as ruas do país e reforça sua participação no movimento pelo fim da violência de gênero, pela igualdade de salários e condições de trabalho. Entre os eventos programados, destaca-se o Ato em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será realizado no dia 10 de março no Rio de Janeiro.
Ato em 10 de Março: Vamos às ruas pela igualdade
Embora o Dia Internacional da Mulher seja celebrado oficialmente em 8 de março, a mobilização no Rio de Janeiro ocorrerá no dia 10 de março, com concentração a partir das 16h, na Candelária, rumo à Cinelândia. Este ato será um momento importante para fortalecer a luta das mulheres em todo o Brasil, denunciando as desigualdades de gênero, o machismo estrutural e a violência contra as mulheres.
O evento reunirá trabalhadoras, estudantes e movimentos sociais para, mais uma vez, ocupar as ruas e exigir mudanças estruturais que garantam direitos e proteção para todas as mulheres. A luta por melhores condições de trabalho, igualdade salarial e pelo fim da violência de gênero serão algumas das bandeiras que nortearão o ato.
O contexto de desigualdade e violência
Os dados sobre violência de gênero no Brasil são alarmantes. O DataSenado aponta que estados como o Rio de Janeiro têm índices elevados de violência doméstica e familiar, sendo uma realidade que ainda afeta milhares de mulheres em todo o país. De acordo com o IBGE, além da violência, as mulheres enfrentam desigualdade no mercado de trabalho. Elas trabalham, em média, três horas a mais por semana do que os homens, quando somadas as atividades remuneradas e as tarefas domésticas, além de receberem salários menores para as mesmas funções.
Em nível global, a violência contra as mulheres continua a ser uma tragédia cotidiana. Em 2023, a ONU reportou que, em média, 140 mulheres e meninas foram assassinadas diariamente por parceiros íntimos ou familiares, o que evidencia a urgência de ações concretas para garantir a segurança e os direitos das mulheres.
Bandeiras de luta no Ato do Dia 10
O ato de 10 de março, que será realizado no Rio de Janeiro, tem como principais bandeiras de luta:
• Redução da jornada de trabalho sem redução salarial
• Igualdade salarial para trabalho igual
• Fim das desigualdades de gênero e combate à violência contra as mulheres
• Ratificação da Convenção 190 da OIT, para combater o assédio no trabalho
• Ampliação da licença-maternidade e políticas públicas para a saúde das mulheres
• Autonomia e igualdade nas relações de trabalho e vida
• Pelo fim da violência policial contra as mulheres e pela defesa da democracia
Convocação à Participação
O SINTECT-RJ convoca todas as trabalhadoras a se unirem ao ato de 10 de março. Este é um momento crucial para reafirmar a luta das mulheres por um futuro mais justo e igualitário, onde todas possam viver sem medo e com igualdade de condições de trabalho.
Nos encontramos em 10 de março, às 16h, na Candelária, rumo à Cinelândia.
Venha fazer sua voz ecoar na luta por direitos e pela igualdade das mulheres.