Novembro Azul: mês de conscientização contra o câncer de próstata

Notícia publicada dia 04/11/2016 15:29

Durante o mês de outubro o SINTECT-RJ desenvolveu materiais específicos e ações em apoio à campanha Outubro Rosa, iniciativa dedicada à conscientização da mulher no combate ao câncer de mama. Neste mês de novembro a entidade sindical reforça a mobilização Novembro Azul – período dedicado ás ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

destaque_sintect_rj_novembro_azul_04_11_2016

A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Criada em 2011, a campanha Novembro Azul tem o intuito de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de investir em políticas públicas voltadas para saúde do homem.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.