Outubro Rosa: Um mês de luta pela saúde e direitos das Mulheres

Notícia publicada dia 03/10/2024 14:13

O Sintect-RJ reforça a importância do Outubro Rosa como um momento de conscientização, resistência e defesa dos direitos das mulheres ao acesso à saúde integral.

O câncer de mama continua sendo a segunda principal causa de morte por doença no Brasil, e a campanha Outubro Rosa surge todos os anos para lembrar a importância da prevenção e do tratamento precoce. No entanto, o Sintect-RJ acredita que o Outubro Rosa deve ser muito mais do que um movimento de conscientização. Ele representa a luta pela retomada dos direitos das mulheres, especialmente o direito à saúde pública integral e de qualidade por meio do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha não se limita apenas à prevenção do câncer, mas também visa garantir que todas as mulheres tenham pleno acesso à saúde, com um olhar especial para aquelas em situações de maior vulnerabilidade. Mulheres negras, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, transexuais, lésbicas e com deficiência são frequentemente as mais afetadas pela desigualdade social e pela discriminação. Elas carregam o peso de questões de classe, somadas aos preconceitos de uma sociedade que ainda perpetua o machismo, a misoginia e a violência contra as mulheres.

Essas mulheres, frequentemente excluídas de políticas públicas, enfrentam não apenas a exclusão social, mas também a pobreza, a falta de acesso à saúde e a violência. Portanto, o Outubro Rosa também é um momento para refletir sobre a democracia e sobre a importância de eleger representantes que estejam comprometidos com as pautas das mulheres e da classe trabalhadora. Apenas com políticas públicas inclusivas e um sistema de saúde fortalecido podemos garantir que todas as mulheres, em sua diversidade, tenham seus direitos respeitados.

Este ano, o Sintect-RJ convida todas as trabalhadoras e trabalhadores a não apenas apoiar a campanha, mas a participar ativamente na construção de um futuro mais justo e igualitário. É preciso, agora mais do que nunca, lutar pela saúde e pela vida das mulheres, defendendo seus direitos e garantindo que suas vozes sejam ouvidas.

“Outubro Rosa é mais do que conscientização, é um movimento de resistência. Precisamos garantir que todas as mulheres, independentemente de sua condição social, raça ou identidade, tenham acesso à saúde de forma integral. O SUS deve ser fortalecido para atender todas as mulheres de maneira digna e eficaz. Essa é a nossa luta, e não podemos recuar”, declara Débora Henrique, Secretária de Mulheres do SINTECT-RJ.