Correios em tempos de desafios e perspectivas – Por Marcos Sant’aguida, Presidente do SINTECT-RJ

Notícia publicada dia 01/03/2024 11:22

Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ), é com preocupação e determinação que analiso o atual cenário dos Correios em 2024. Iniciamos o ano cientes de que a mudança no governo federal pode representar uma pausa na privatização da ECT, mas também enfrentamos desafios internos que exigem atenção imediata.

Assista ao video de esclarecimento do Presidente do Sintect-RJ, Marcos Sant’aguida:

A não conclusão da campanha salarial anterior é uma questão que não pode ser ignorada. A iminente paralisação dos trabalhadores da Zona Sul de São Paulo, e as que ocorrem no Rio de Janeiro devido às más condições de trabalho e à falta de cumprimento de compromissos por parte da direção dos Correios é um sintoma claro da insatisfação generalizada.

Participarei da conferência da FINDECT com os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro entre 29 de fevereiro e 2 de março, onde espero ver avanços significativos na resolução e encaminhamentos das demandas não atendidas pela direção da empresa durante os dias de debate na conferência. Questões como a realização de concurso público, a melhoria das condições de trabalho em meio às altas temperaturas e a climatização das unidades de trabalho precisam ser priorizadas.

Além disso, é preocupante a falta de ações concretas por parte da atual gestão dos Correios para fortalecer a empresa e competir no mercado. A promessa de implementação de um marketplace não se concretizou, enquanto práticas prejudiciais como as agências piratas continuam a minar nossa credibilidade e gerar prejuízos financeiros.

O Postalis e a Postal Saúde também demandam atenção urgente. Os participantes sofrem com déficits e cobranças injustas e altas, enquanto a administração celebra lucros. Não podemos permitir que essa disparidade continue.

Diante desse quadro, o SINTECT-RJ está mobilizando os trabalhadores para exigir melhores condições salariais, de trabalho e benefícios, além de defender a empresa pública e seus valores. Nossa luta é pela construção de um futuro sólido e justo para os Correios e seus trabalhadores.

É momento de nos unirmos, fortalecermos nossa voz coletiva e definirmos uma data unificada para deflagrar uma greve em defesa de nossos direitos laborais e para demandar melhorias concretas em nossas condições de trabalho. Somente através da ação política conjunta podemos exercer influência significativa e efetuar mudanças positivas que beneficiem a todos os trabalhadores da empresa.

Lembrando também que nas próximas eleições, é fundamental que cada trabalhador e cada trabalhadora dos Correios reconheça a urgência de eleger vereadores comprometidos com nossos interesses, alinhados não apenas com a defesa de nossa categoria, mas também com os valores progressistas que refletem as aspirações do povo.

É hora de agir, unir forças e fazer valer nossos direitos. O futuro dos Correios está em nossas mãos, e juntos podemos garantir sua relevância e sustentabilidade no cenário nacional. O SINTECT-RJ é a peça chave na reconstrução dos Correios no Rio de Janeiro, e estamos comprometidos em liderar esse processo com muita luta, determinação e unidade.