Plenária Intercategorias debateu combate as privatizações e retirada de direitos

Notícia publicada dia 25/07/2019 13:02

A unidade das categorias foi a pauta principal, e teve como objetivo articular ações políticas e mobilizar a sociedade contra a privatização das empresas públicas.

Na última quarta-feira, (24/07), o SINTECT/RJ participou da 1ª Plenária Intercategorias contra privatizações em Macaé. O evento foi realizado no teatro do SindPetro-NF e contou com a participação de várias categorias, petroleiros, bancários, ecetistas, eletricitários, água e saneamento e centrais sindicais. Os quais vieram contribuir para a construção de plataformas de luta em defesa das empresas públicas.

Na plenária foi debatido a intenção do Governo em promover o desmonte das empresas públicas, além de intensificar o aprofundamento da reforma trabalhista e retirada de direitos, e sobre os impactos negativos que as privatizações podem ocasionar na vida dos trabalhadores e da sociedade em geral.

“Entendemos que o momento é de unir todas categorias e setores da sociedade pela manutenção dos Correios público e estatal, como também das demais estatais. Temos que estar preparados, atentos e mobilizados para o enfrentamento em defesa dos nossos direitos”, afirma Rose Leodoro, secretária-geral do SINTECT/RJ.

O debate contou com intervenções dos trabalhadores e dirigentes, que se debruçaram em discutir as reformas ultraliberais do governo Bolsonaro e que afetam toda a classe trabalhadora, os ecetistas enfrentam uma das campanhas salariais mais duras e difíceis da história da categoria. Na mesma semana, os representantes da empresa reforçaram a proposta de desmonte do Acordo Coletivo de Trabalho, que aniquila direitos e benefícios e ataca frontalmente as representações sindicais, pavimentando o caminho para a privatização da empresa.

O sindicato reforça o chamado para ampliar a mobilização, pois nessa conjuntura repleta de desafios, a única alternativa é lutar e defender nossos direitos.

Encaminhamentos definidos na plenária:

– Reunião com os parlamentares cariocas para buscar o apoio dos mesmos na defesa das empresas públicas;

– Ampliar a divulgação ações de conscientização pra população e trabalhadores contra as privatizações;

– Confecção de carta-aberta para ser assinada por todas entidades sindicais participantes.

O SINTECT/RJ CONVOCA OS TRABALHADORES PARA LOTAREM A ASSEMBLEIA DO DIA 31/07 E MOSTRARMOS PARA A DIREÇÃO TODA NOSSA FORÇA E MOBILIZAÇÃO!