Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Plenária dos Motociclista dá início ao processo de execução do AADC

Notícia publicada dia 17/06/2023 12:05

Tamanho Fonte:

Com uma grande plenária que lotou o auditório do SINTECT-RJ, o Sindicato deu início ao recolhimento de  documentos para ação de execução dos retroativos do AADC. O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, comemorou a atividade que celebrou uma importante conquista para os trabalhadores dos Correios, que foi uma luta que durou muitos anos. “Eu era diretor jurídico do SINTECT-RJ quando iniciamos a luta para que o carteiro motorizado passasse a ganhar a periculosidade. Uma luta que passou por diversas fases e que agora, já com o direito às duas gratificações, vamos garantir o recebimento do retroativo,” destacou o presidente.  A plenária contou ainda com a presença do diretor de assuntos jurídicos do SINTECT-RJ, Fagner Lopes e do advogado e coordenador departamento jurídico do Sindicato, Alexssander Mattos. 

Durante a atividade, os motociclistas puderam tirar suas dúvidas sobre a ação de execução e de como serão realizadas as entregas de documentos. O presidente do SINTECT-RJ, destacou que o recebimento dos documentos para a ação de execução desta vez será realizado de forma híbrida, uma vez que os documentos podem ser entregues através de e-mail, diretamente no departamento jurídico e também com o diretor do Sindicato em sua unidade. 

O Dr. Alexssander Mattos durante a sua fala explicou que o processo do AADC movido pelo sindicato beneficia a todos os carteiros motociclistas do Estado do Rio de Janeiro e que terão direito ao retroativo desde outubro de 2014. “Todos aqueles que tiveram na função de motociclista tem direito ao retroativo de 2014. Para aqueles que ainda não receberam e têm direito aos dois adicionais, já fizemos um passo-a-passo de como solucionar o problema. Estamos atentos ao caso desses companheiros. Já os que entraram com a ação individual abriram mão das conquistas da ação coletiva,” Destacou o dirigente. 

O secretário de assuntos jurídicos do Sindicato, Fagner Lopes, destacou que a ação do departamento jurídico tem uma taxa de 3% para manter a estrutura do departamento jurídico que coleciona vitórias, enquanto outros advogados por fora da ação coletiva do Sindicato chegam a cobrar até 30%. “Nosso departamento jurídico garante as conquistas dos trabalhadores dos Correios há quase 20 anos. Fique atento ainda a fraudes que estão recorrentes fruto de estelionatários que se passam por advogados, é preciso que todos fiquem atentos e em caso de dúvidas pergunte ao diretor do Sindicato da sua unidade ou agente uma consulta no departamento jurídico.” finaliza o dirigente.  

Para entregar os documentos você pode agir de 3 formas: 

  • Enviar pelo-mail [email protected] 
  • Na sede do Sindicato com a funcionária destacada para essa tarefa;
  • OU com diretor do Sindicato na sua unidade de trabalho. 

Para entrar com a ação de execução é preciso preencher os seguintes requisitos:

1 – Ser associado do SINTECT/RJ;

2 – Ser empregado dos Correios e ter laborado ou estar laborando na função motociclista ou motorizado (M).

Os trabalhadores que preencherem os requisitos acima deverão enviar a seguinte documentação para o e-mail:  [email protected] a fim de que seja analisada no prazo de 90 dias a consumação da lesão e a posterior propositura ou não da execução individual.

Os documentos deverão OBRIGATORIAMENTE ser anexados e enviados em formato PDF (o único formato aceito pelo sistema da Justiça do Trabalho), constando no corpo do e-mail nome, endereço, matrícula e telefone do empregado. NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR FOTOS, LINKS E DRIVES (Não pode ZIP e RAR), sob pena de devolução do e-mail e não ajuizamento da ação.

Relação de documentos – legível e em formato pdf:

DOC. 1) Identidade + CPF + comprovante de residência + PIS;

DOC. 2) Carteira de Trabalho (foto, qualificação civil e assinatura do contrato detrabalho com a ECT). Se anistiado, cópia da CTPS onde consta o retorno pela anistia. Se reintegrado judicialmente, cópia da CTPS onde consta tal informação;

DOC. 3) Ficha cadastral atual, sendo de fundamental importância que conste as funções exercidas como motociclista e o período;

DOC. 4) Ficha financeira de 2014 até 2023;

 DOC. 5) Preencher, assinar e enviar o Kit (procuração, afirmação de pobreza, declaração de êxito, primeira entrevista, fornecido pelo Sindicato) Clique AQUI e baixe.

Não será aceita documentação incompleta, em formato diverso de PDF ou que não venha da forma determinada.

PRAZO PARA ENVIO DOS DOCUMENTOS ATÉ 31/12/2023

Compartilhe agora com seus amigos