Em pleno avanço da pandemia, TST derruba liminar que garantia trabalho remoto aos coabitantes

Notícia publicada dia 21/05/2020 09:37

Segundo a decisão, os trabalhadores coabitantes deverão renovar a autodeclaração, ficando a critério das gerências a liberação para a manutenção do trabalho remoto.

O Tribunal Superior do Trabalho derrubou decisão liminar em favor dos trabalhadores coabitantes que realizavam trabalho remoto desde o início da pandemia. A decisão foi tomada hoje à noite (20) pelo Ministro do TST, ALOYSIO CORRÊA DA VEIGA.

O departamento jurídico do SINTECT-RJ tem travado uma batalha judicial em defesa da segurança e da vida dos trabalhadores e de seus familiares constante, porém essa disputa se intensificou durante o agravamento da pandemia da covid-19 e o aumento de casos no estado e na categoria. O SINTECT-RJ era um dos poucos sindicatos que ainda tinham liminares que garantiam esse direito aos trabalhadores.

A atitude irresponsável da ECT em recorrer da decisão em pleno avanço da pandemia no estado do RJ, coloca em risco aos trabalhadores, suas famílias e principalmente seus filhos menores, que diante da suspensão das aulas escolares, ficarão desassistidos do cuidado de seus pais.

Entretanto, essa prática do governo Bolsonaro e direção dos Correios de recorrer à justiça de garantias e conquistas dos trabalhadores se torna constante, assim como fez no ano passado recorrendo ao STF para aumentar o desconto do plano de saúde e reduzir a vigência do Dissídio Coletivo.

O ódio do governo Bolsonaro contra os trabalhadores e a ganância da empresa em colocar o lucro acima da vida dos trabalhadores é algo surreal diante do agravo na crise de coronavírus que tem ceifado a vida de milhares de pessoas.

O SINTECT-RJ está tomando todas as medidas necessárias e posteriormente estará divulgando mais informações em seu site orientando todos os trabalhadores sobre essa decisão do TST.